Material do Mais Ideb é aprovado por professores da região lindeira
- 09/05/2024
Os professores da rede municipal de ensino da região
lindeira ao lago de Itaipu passam por um processo de aperfeiçoamento quanto ao
uso do material distribuído por intermédio da Rede de Cooperação para a
Educação dos Municípios Lindeiros – Mais Ideb. Neste contexto o Conselho de
Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu
Binacional estabeleceram um convênio de cooperação financeira com o intuito de
executar o projeto "Mais Ideb nos Municípios Lindeiros".
Por intermédio desta iniciativa foram distribuídos materiais
pedagógicos suplementares para o ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, nas
escolas municipais, impactando cerca de 35 mil alunos e 3.949 professores. O
investimento é de aproximadamente R$24 milhões da Itaipu Binacional,
diretamente na educação.
Os alunos e professores foram contemplados com materiais do
"Aprova Brasil", voltado para língua portuguesa e matemática, e o
"Território da Leitura", projetado para formação de leitores.
Formação com professores
Um dos aspectos destacados é a realização do primeiro
simulado de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 1° ao 5° ano. Esse
processo fornece dados para orientar o trabalho em sala de aula, e é uma
oportunidade para os professores aprimorarem suas habilidades de avaliação e
análise de desempenho.
A secretária de Educação e Cultura de Santa Helena, que
ajudou na elaboração do Projeto, Ana Paula da Silva, enfatiza que a formação
contínua dos professores é uma prioridade. Para a secretária, a formação dos
professores é fundamental para o sucesso do projeto.
Introdução do material
A professora Gladseia Lindner Spazzini destaca que aprovou o
material, assim como os alunos. “Claro que, aí a gente percebe a diferença no
entendimento dos estudantes, em alguns casos ficou mais difícil para eles
entenderem, então a gente tem que complementar”, enfatizou. “Esse material era
um anseio de toda a comunidade escolar, de nossos professores, e ele chegou,
para suprir uma necessidade”, ressalta o professor Marcelo Bazanella.
A instrutora Márcia Amplatz observa que este é um processo
desafiador para o professor, no entanto, com resultados positivos. “O ponto principal é conhecer o projeto, é
conhecer o material, e aí depois fica bem mais fácil. O material vem
complementar a aprendizagem da sala de aula, do que o professor trabalha. E eu
digo sempre para os professores, o material vem para agregar na competência
matemática, agregar na competência leitora das crianças. Então é algo a mais
para os professores.
Assessoria
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