Castro e Santa Helena modernizam gestão na área e são destaques no Seminário Qualificação do Desempenho APS no Paraná

  • 04/05/2022

Municípios usam tecnologia em nuvem e tem bom desempenho na Atenção Primária, segundo o Ministério da Saúde

Castro (PR) e Santa Helena (PR) foram dois dos cinco municípios convidados a participar do Seminário Qualificação do Desempenho APS nos dias 5 e 6 de maio de 2022. Ambos são destaque de qualidade na Atenção Primária, distinção alcançada graças ao cuidado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo uso de tecnologia, que aprimora e agiliza os processos do dia a dia.  O evento é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Paraná. 

O Seminário Qualificação do Desempenho na APS foi criado para desenvolver e aprofundar trocas dentro das unidades federativas sobre o desempenho da Atenção Primária dos municípios. O evento trata de todos os indicadores considerados pelo Ministério de Saúde para qualificar as cidades com o Selo de Atenção Primária de Saúde (APS), que indica a qualidade no serviço oferecido pela gestão municipal. Tanto Castro, como Santa Helena investem em software em nuvem para realização das tarefas do dia a dia nas UBS, gerando resultados positivos no atendimento.

A secretária de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutschke, comemora a oportunidade de mostrar como o município obteve os bons resultados, que levou ao reconhecimento pelo selo APS. “Nós investimos em infraestrutura, equipamentos, suporte técnico e capacitação dos profissionais.” Ela ainda complementa dizendo que o uso de tecnologia permite uma visão ampla do que está sendo desenvolvido dentro da Secretaria de Saúde. Além disso, também permite conectar todos os setores. “O Prontuário Eletrônico interligou a Atenção Primária aos outros serviços de saúde, como Farmácias Básicas, Pronto Atendimento, Centro de Especialidades, CAPS, e também às unidades de rede privada, que prestam serviços de exames laboratoriais e de imagem, criando uma rede de dados clínicos que aprimorou o cuidado continuado aos pacientes”, conclui a secretária.

A gestão de Castro trabalha há mais de 10 anos para a solidificação da base de dados, com uso de tecnologia em nuvem.  “O uso de plataformas modernas qualifica a gestão da saúde dos municípios. O sistema usado por Castro e Santa Helena é capaz de oferecer funcionalidades que garantem o acompanhamento de todas as informações dos pacientes em tempo real. Tudo fica disponível na palma da mão, por smartphone ou computador. Os relatórios gerados são completos, com todas as informações cadastradas sem erros e duplicação de dados. Isso é  de suma importância para o Programa Previne Brasil”, destaca Vagner Alves, coordenador de Atendimento do módulo IPM Saúde, da IPM Sistemas, empresa responsável pelo software usado nos municípios. 

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR