Representantes da Marinha do Brasil estarão presentes na Pesca à Covirna em Missal

  • 24/02/2022

A Capitania Fluvial do Rio Paraná repassou dicas importantes aos donos de embarcações

Nos dias 26 e 27 de fevereiro ocorre o Tradicional Desafio Internacional de Pesca à Corvina no Terminal Turístico de Vila Natal, a Prainha de Missal. O evento deve reunir um grande público e com isso um número considerável de embarcações. De acordo com informações da organização do evento, estarão presentes representantes da Marinha do Brasil e ainda da Marinha Paraguaia.

De acordo com nota, a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), Organização Militar da Marinha do Brasil (MB) sediada em Foz do Iguaçu-PR e subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), realizará ações de Inspeção Naval (IN) no lago de Itaipu nos dias 26 e 27 de fevereiro na região de Missal, em proveito da Operação Verão 2021-2022, cujo slogan é "Navegue Seguro: a nossa melhor escolha".

No ano de 2021, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, a Operação “Verão 2020- 2021” alcançou, em âmbito nacional, um total de mais de 50 mil abordagens e aproximadamente 4.000 notificações, as quais culminaram em cerca de 600 apreensões de embarcações em vias marítimas, lacustres e fluviais, em dados levantados pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Apesar de todos os esforços concentrados durante os meses da Operação Verão, a Autoridade Marítima Brasileira tem ciência de que as ações educativas e fiscalizatórias não devem se limitar a uma única época do ano: o trabalho constante de conscientização é fundamental para que a segurança da navegação e o lazer sigam juntos, no mesmo barco, tendo sempre como foco a redução das situações de acidentes causados pelo não cumprimento das normas de segurança da navegação.

Segundo levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); desrespeito ao limite de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução, e más condições de navegabilidade das embarcações. 

Pensando nisso, mesmo ciente das peculiaridades de cada um dos estados brasileiros, foram elaborados os "10 mandamentos da Segurança da Navegação" para que todos, uma vez conscientes de seus deveres, seja como condutor ou passageiro, escolham sempre navegar com segurança:

1) Conduza sua embarcação com prudência para evitar acidentes;

2) Se beber, passe o timão para alguém habilitado;

3) Mantenha a distância dos banhistas para evitar acidentes;

4) Mantenha os extintores de incêndio dentro da validade;

5) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo;

6) Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;

7) Faça a manutenção correta da sua embarcação;

8) Ao sair, informe o seu plano de navegação ao iate, marina ou condomínio;

9) Respeite a vida, seja solidário, preste socorro;

10) Não polua nossos mares e rios.

Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas, falta de itens de segurança, condutores alcoolizados e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores, a CFRP orienta que todo cidadão auxilie na fiscalização do tráfego aquaviário. 

As denúncias poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: cfrp.ouvidoria@marinha.mil.br ou pelos telefones (45) 3523-2332 e (45) 3523-1574.

A Marinha do Brasil disponibiliza, ainda, o telefone 185 para emergências náuticas

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR