Beneficiários do novo Programa Auxílio Brasil devem seguir as condicionalidades para evitar o bloqueio do benefício

  • 10/02/2022

O Auxílio Brasil do Governo Federal, que iniciou em novembro de 2021 e substituiu o programa Bolsa Família, possui algumas condicionalidades às famílias beneficiadas sob pena de perda do recurso mensal, caso não cumpridas.
As condicionalidades do programa são compromissos que as famílias beneficiárias devem cumprir para continuar recebendo os benefícios do Auxílio Brasil. Dentre elas destacam-se na área da educação, às crianças, adolescentes e jovens que devem estar matriculados e frequentando a escola. A frequência escolar mensal mínima varia de acordo com a idade. É exigido frequência escolar de 60% para as crianças de 4 anos e frequência escolar de 75% para Beneficiários de seis a 15 anos, bem como para adolescentes e jovens de 16 a 21 anos incompletos, que tenham benefícios atrelados a eles.

Já na área da Saúde as condicionalidades atingem as crianças menores de  sete anos, onde os pais devem cumprir o calendário de vacinação e realizar acompanhamento do estado nutricional (peso e altura) das mesmas. Já as gestantes devem realizar o pré-natal. Segundo Hellygton Webber, responsável pela intermediação do Auxílio Brasil em Santa Helena, as famílias devem estar atentas a estas exigências para evitar maiores transtornos e perda do benefício: "Os pais contemplados por este programa precisam cumprir o cronograma de pesagem e também acompanhar a frequência escolar dos filhos. O ano letivo iniciou e deverá ser mantida a frequência escolar em dia. Ainda sobre a pesagem, é de suma importância que as famílias procurem as Unidades de saúde e façam a pesagem mensalmente ou em cada vigência como de costume, pois pode acarretar problemas ao benefício”. Explica.

Para tanto, as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e conferir o calendário da pesagem.

Até fim de 2021, estas obrigatoriedades estavam suspensas em decorrência da Pandemia, mas agora o Governo Federal voltou a exigir estas condicionalidades, sendo assim é de obrigação das famílias manter em dia tais obrigações.  

Maiores informações pelo telefone 3268 1034 ou no setor de Cadastro Único que fica localizado junto ao CRAS - Centro de Referência em Assistência Social.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR