Missal registrou 113 casos de dengue desde o início do ano

  • 11/03/2021

O município de Missal registrou desde o início do ano até o dia 10 de março 113 casos de dengue. Somente nestes 03 dias desta semana foram registrados 28 casos, superando a semana anterior, que havia sido a semana com maior número de casos desde o início do ano. Até o momento foram 212 notificações, 113 casos positivos, 94 negativos e 05 aguardam resultado de exames.

Neste caso, o município vive uma epidemia de dengue, neste ano iniciando mais cedo em relação a anos anteriores. A coordenadora de Endemias, Bárbara Schneiders, esteve na rádio local e informou que a maior parte dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, são encontrados dentro das residências e reforçou a necessidade de eliminar as larvas do mosquito.

Durante esta semana foram encontrados diversos pontos com larvas do mosquito Aedes Aegypti, segundo a agente de endemias, os principais pontos com larvas são encontrados na área central do município. "O mosquito adulto vive cerca de 45 dias e neste período pode contaminar muita gente", alerta. Estes locais são notificados e em caso de reincidência recebem multa.

Bárbara apontou ainda que os Agentes de Endemias estão encontrando muita sujeira dentro das bocas de lobo (bueiros), pois, foi verificado que muita gente varre a sujeira para dentro destes locais, o que acaba entupindo e acumulando água, principalmente em dias de chuva, pois a água não tem pra onde ir. "Os agentes não conseguem fazer a limpeza destes locais, é preciso colaboração da população", acrescenta.

Ainda segundo a coordenadora é muito importante que a população crie o hábito de passar repelente, e quem está com a doença ativa, principalmente, pois, assim evita que o mosquito transmita para uma pessoa saudável. Os horários em que os mosquitos mais atacam é início da manhã e final de tarde.

Carro Fumacê

Segundo informações repassadas pela Coordenadora, o inseticida que está sendo aplicado com o Carro Fumacê, em parceria com a 9ª Regional de Saúde, mata somente o mosquito adulto, ele não elimina as larvas. Portanto, o Carro Fumacê contribui, mas não soluciona o problema se a população não contribuir.

São 05 ciclos de aplicação e a população precisa manter suas residências abertas quando o Fumacê estiver passando, justamente para eliminar também os mosquitos que estão dentro das residências. Para eliminar focos de larvas, é necessário eliminar água parada

Ações do município

No dia 15 de fevereiro, com continuidade nos dias seguintes, o município desenvolveu um Mutirão contra a dengue, envolvendo cerca de 120 pessoas, onde foram recolhidas 6,5 toneladas de materiais recicláveis e cerca de 130 cargas de galhos e entulhos. Mesmo com tudo isso, ainda são encontrados diversos pontos com focos, sinal de que a população pode contribuir um pouco mais.

Os bloqueios de casos são realizados conforme são confirmados positivo, nas proximidades da residência de casos positivos. As visitas dos agentes são periódicas, sempre visando orientar a população quanto aos cuidados básicos. Outras estratégias serão adotadas no decorrer do tempo, buscando diminuir os casos de dengue em Missal.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR