Pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm direito à carteirinha para facilitar os atendimentos nos serviços públicos e privados
- 10/05/2024
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do
Espectro Autista (CIPTEA), foi criada a partir da Lei Federal 13.977/2020 para
facilitar o atendimento de serviços privados e públicos, principalmente de
educação, saúde e assistência social.
Para pais e responsáveis, isso significa não precisar
carregar mais laudos médicos e papéis para comprovar o número da Classificação
Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID),
responsável por indicar o TEA.
Com validade de cinco anos, a Carteirinha do Autista pode
ser facilmente solicitada de forma gratuita, no site disponibilizado pelo
governo do Estado do PR, conforme link abaixo:
https://www.passelivre.pr.gov.br/dhcpasselivre/login.do?action=carregarLogin&caut=true
PARA REQUERER A CARTEIRINHA É NECESSÁRIO POSSUIR OS
SEGUINTES DOCUMENTOS:
* Documento RG, CPF do autista;
* Documento RG, CPF do responsável;
* Foto do autista digitalizada. A fotografia deve ser a mais
recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para
documentos e com boa resolução para impressão;
* Laudo médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do
paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a
Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico
responsável;
* Exame de tipo sanguíneo digitalizado.
As famílias que não conseguirem realizar o encaminhamento
via site, podem buscar orientações junto ao CRAS do município.
Assessoria
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