Secretaria de Meio Ambiente de Missal recebe versão impressa com a revisão do Plano de Arborização Urbana

  • 26/04/2024

O município de Missal possui um Plano de Arborização Urbana desde o ano de 2018, executado pela Administração Municipal de Missal e aprovado pela Câmara de Vereadores. O referido plano está disponível no site da prefeitura pelo link (https://www.missal.pr.gov.br/storage/transparencia/PLANO_MUNICIPAL_DE_ARBORIZACAO_URBANA_DE_MISSAL.pdf)

E agora, também está disponível na versão impressa com a primeira revisão, amplamente discutida e aprovada em Audiências Públicas, que irá permanecer na própria secretaria. O Secretário Eloy Everling, juntamente com a Diretora Elisa Raffler e a Tecnóloga Ambiental, Pamela Buche Xavier receberam 03 vias impressas do Plano revisado e ainda 02 pendrives.

A entrega foi efetuada pelas representantes da Ambiente-se, empresa contratada para o serviço. Entre elas a Engenheira Ambiental (projetista), Eduarda Lopes de Almeida, juntamente com a Gestora de Projetos, Engenheira Ambiental Bruna Letícia Rodrigues, e a arquiteta (projetista), Tatiana Pereira de Souza.

Plano de Arborização Urbana

O plano contém 321 páginas onde apresenta um breve histórico, os objetivos e principalmente a forma de condução do mesmo a fim de tornar a arborização urbana de acordo com a realidade local e as características da cidade.

O plano está disponível no site do município para que a população busque informações sobre o plantio, espécies, locais onde são permitidos plantios, informações ainda sobre retirada de árvores, podas, entre outras situações.

Vale lembrar, que a arborização urbana não é responsabilidade somente do poder público, mas de toda a sociedade, em zelar e manter em dia o aspecto urbanístico de Missal.

Confira alguns objetivos do Plano

Objetivo Geral do PMAU é Planejar e replanejar a arborização do Município de Missal, a partir do diagnóstico de situação atual, com posterior implantação de sistema de monitoramento mensal através de vistoria nas ruas do Município.

Este processo exige tempo e especificações detalhadas, como cadastrar todas as árvores localizadas nos Logradouros Públicos em calçadas de Ruas, Avenidas, Praças e canteiros centrais. Além disso, diagnosticar a arborização de todos os bairros do Município, Identificar as Árvores que necessitam de tratamento ou providências imediatas de conservação.

Outro ponto é buscar informações sobre as comunidades locais visando o apoio das mesmas no plantio, conservação e manutenção de novas mudas a serem plantadas defronte seus imóveis, a fim de compatibilizar e harmonizar a implementação da arborização, realizar levantamento das características físicas dos bairros a serem arborizados e definir a forma de arborização de novos parcelamentos realizados no Município.

É necessário ainda treinar e capacitar mão-de-obra especializada responsável pelas atividades de poda do Município, implantar a arborização das ruas de acordo com normas técnicas adequadas de forma a assegurar o pleno desenvolvimento das mudas, estabelecer um ambiente agradável do ponto de vista ecológico e paisagístico e determinar espécies adequadas para plantio, definindo cronograma de ação.

Cabe ao município também desenvolver programas e projetos em parceria com escolas e associações com vistas na coleta de mudas, plantio, manutenção, proteção, monitoramento e cadastramento, criar equipe especializada a fim de monitorar continuamente os plantios, podas e retiradas. Elaboração de programas de educação ambiental a fim de conscientizar a comunidade em geral da importância da arborização do meio urbano.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR