Portos públicos do Sul registram maior crescimento dos últimos 10 anos para um mês de março
- 20/05/2025
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,
atribui resultado a investimentos na modernização. "São obras
estruturantes que aumentam a eficiência dos terminais, atraem novos negócios e
tornam nossos portos cada vez mais competitivos"
A movimentação de
mercadorias nos portos públicos da Região Sul do Brasil apresentou crescimento
expressivo em março, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No
terceiro mês do ano, a alta foi de 7%, o maior volume para o mês nos últimos 10
anos, bem acima da média nacional, que foi de 1,96%. Os dados fazem parte do
relatório aquaviário divulgado neste mês pela Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq).
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o recorde não
é fruto do acaso, mas sim de uma transformação em curso nos portos brasileiros.
“Estamos falando de investimentos bilionários voltados à modernização e ao
futuro do setor portuário nacional. São obras estruturantes que aumentam a
eficiência dos terminais, atraem novos negócios e tornam nossos portos cada vez
mais competitivos no cenário global. É a maior carteira de investimentos da
história do setor, e ela está abrindo caminho para um novo ciclo de crescimento
sustentável da nossa economia”, afirmou.
De acordo com o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o crescimento
expressivo nas movimentações portuárias é resultado de uma combinação de
fatores. “No caso dos cereais, o avanço se deve, principalmente, aos volumes
crescentes da produção agrícola, impulsionados por safras recordes previstas,
além dos investimentos significativos realizados em nossos portos nos últimos
anos. Na Região Sul, por exemplo, contamos com alguns dos principais portos
especializados na movimentação de granéis vegetais, como Paranaguá, São
Francisco do Sul e Rio Grande. Esses terminais têm papel estratégico e são
grandes contribuintes para o escoamento da safra brasileira”, destacou.
No Paraná, o crescimento geral da movimentação portuária foi de 10,22%,
impulsionado principalmente pelo aumento de 20% no volume de granéis sólidos.
As cargas conteinerizadas também apresentaram alta, de 6,47%, juntamente com as
demais cargas, que registraram aumento de 2,42%.
Santa Catarina teve um avanço de 3,84% no total movimentado, com destaque
para o impressionante crescimento de 224,19% nas cargas conteinerizadas. O
Porto de São Francisco do Sul liderou esse desempenho no estado. Já no Rio
Grande do Sul, o crescimento geral foi de 3,24%, com destaque para o Porto de
Rio Grande. A movimentação de cargas conteinerizadas aumentou quase 17%,
impulsionando economicamente o estado.
O resultado confirma a tendência de retomada e expansão da atividade
portuária na Região Sul, refletindo tanto o aumento da demanda externa quanto a
eficiência dos terminais no escoamento de produtos.
Concessão e ritmo
de crescimento
Para manter o ritmo de expansão da logística portuária, o Ministério de
Portos e Aeroportos (MPor) confirmou, na última semana, o segundo bloco de
leilões portuários deste ano, que totaliza R$ 1,03 bilhão em investimentos.
O leilão contempla quatro terminais, incluindo o POA26, localizado na
Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre (RS). A previsão é que o certame
seja realizado em julho deste ano, após a aprovação dos estudos e a deliberação
e publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq).
Além do terminal em Porto Alegre, o novo bloco abrange áreas nos portos
do Rio de Janeiro (RJ), Vila do Conde (PA) e Maceió (AL).
“O segundo bloco prevê a ampliação da capacidade logística para o escoamento
da produção agrícola do Brasil, viabilizando maior infraestrutura de
transporte, geração de emprego e renda, além de mais conforto para passageiros
e turistas”, acrescentou o ministro Costa Filho.
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