Alta de 23,7%: Paraná recebe mais de 627 mil turistas estrangeiros no 1º semestre
- 10/07/2025
Movimento é puxado sobretudo
por visitantes do Paraguai e Argentina, com 76% das chegadas. Foz do Iguaçu
mantem-se como principal porta de entrada no Estado. Crescimento impacta a
economia das regiões receptoras, com mais movimento nos setores de hospedagem,
alimentação e no comércio.
No primeiro semestre de 2025 o Paraná recebeu 627.858 turistas
estrangeiros, um aumento de 23,7% frente às 507.560 chegadas do mesmo período
de 2024. Foz do Iguaçu manteve-se como principal porta de entrada do Estado. Os
dados foram divulgados pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base em
números da Embratur e da Polícia Federal.
Paraguai
(250.791 visitantes) e Argentina (234.613) são os principais emissores de
turistas para o Paraná, somando, juntos, mais de 76% do total. Também tiveram
participação relevante os Estados Unidos (17.953), Chile (13.458) e Reino Unido
(9.036).
No
Brasil foram registradas 5.332.111 chegadas internacionais entre os meses de
janeiro e junho, aumento de 48,2% quando comparado com o mesmo período de 2024,
quando registrou a vinda de 3.597.239 turistas estrangeiros.
Para o
secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o crescimento do turismo
internacional no Paraná é resultado de políticas integradas de promoção,
parcerias estratégicas e do trabalho do governo estadual para mostrar o Estado
como referência no setor. “Temos registrado índices históricos. Só no primeiro
semestre chegamos a mais de 627 mil visitantes estrangeiros, o que representa
impacto direto na geração de empregos e movimentação do comércio regional”,
afirma.
Segundo ele, o avanço do turismo internacional intensifica a importância
de ações voltadas à infraestrutura, qualificação dos serviços e políticas
públicas que garantam o equilíbrio entre fluxo de visitantes e preservação dos
atrativos naturais e culturais. “Estamos atentos às demandas do setor para
garantir a continuidade deste desenvolvimento”, reforça Paranhos. “Nosso
objetivo é garantir que o turismo seja cada vez mais um vetor do
desenvolvimento social e econômico dos paranaenses, apoiando empresários,
fortalecendo rotas e investindo em qualificação”.
Paranhos
lembra que a Secretaria do Turismo, junto com o Viaje Paraná, tem levado o nome
e os atrativos do Estado para dentro e fora do Brasil. “Fazemos isso
participando de feiras, rodadas de negócios e campanhas internacionais,
mostrando que o Paraná reúne natureza, cultura, infraestrutura e acolhimento
para o turista. É assim que fortalecemos nossa imagem e criamos oportunidades
para todos", complementou.
Segundo
Irapuan Cortes, diretor do Viaje Paraná, a maior procura se deve à oferta
diversificada de destinos paranaenses. Ele diz que a participação do Paraná em
feiras internacionais – como Feira Internacional de Turismo da América Latina
(FIT), que neste ano acontece em setembro, na Argentina, e Feira Internacional
de Turismo do Paraguai (Fitpar), em outubro – somada ao trabalho conjunto
com o trade turístico local e internacional, são fundamentais para apresentar
os destinos e consolidar o Paraná como referência na América do Sul.
“Mais
do que celebrar esse crescimento, nosso desafio é garantir que o turista
estrangeiro tenha uma experiência completa e positiva, conhecendo não só Foz do
Iguaçu, mas também nossa cultura, gastronomia e beleza em diversas regiões”,
afirmou Cortes.
Representantes do setores que recebem forte impacto da atividade turística
reforçam que o crescimento no número de visitantes internacionais já se reflete
na geração de novas oportunidades em segmentos como hospedagem, alimentação,
transporte e comércio regional, dinamizando a economia das cidades receptoras.
De
acordo com o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel-PR), Luciano Bartolomeu, o aumento do turismo internacional no
Paraná em 2025 tem gerado impactos muito positivos no setor de alimentação fora
do lar.
“Na
última pesquisa, realizada em junho, observamos um crescimento significativo no
movimento de bares e restaurantes, especialmente nas regiões turísticas e nos
polos gastronômicos. Esse cenário reforça a importância de investir na
divulgação do inverno paranaense e em todo o potencial turístico do Estado, que
tem sido muito elogiado por quem nos visita”, afirmou. “A Abrasel tem
incentivado os empresários a se prepararem para esse novo momento, pois o
turismo é um grande vetor de desenvolvimento para o nosso setor e para a
economia do Paraná como um todo”.
Segundo Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e
Casas Noturnas (Abrabar), o segmento constata crescimento na presença de
turistas internacionais. “Isso ocorre, principalmente, com visitantes da
América do Sul, como do Paraguai, Argentina, Peru, Chile, Uruguai, devido às
parcerias que foram realizadas com esses países”, afirmou.
“Essa demanda de
turistas internacionais, especialmente em Curitiba, Foz do Iguaçu e no Litoral,
nos leva a uma busca maior por capacitação das equipes. Temos procurado junto
ao Estado e à Escola de Turismo cursos voltados a atendimento e idiomas, para
garantir que o turista leve uma imagem positiva dos nossos colaboradores”,
acrescentou.
Foto: urbia
cataratas
Fonte:
governo do estado
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários