Capitão suspeito de desviar donativos está afastado das funções

  • 24/07/2024

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) denunciou o Capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná suspeito de desviar doações ao Rio Grande do Sul. Em 30 de maio, o oficial foi preso em flagrante enquanto extraviava os recursos de um barracão da Defesa Civil.

De acordo com a denúncia, o militar apropriou-se de bebidas, roupas, computadores e ferramentas. A prática ilícita é tipificada como crime de peculato, com pena de até 15 anos de prisão.

O capitão foi afastado preliminarmente das funções e, ainda, caso seja condenado, pode perder o cargo definitivamente. Em nota, a defesa do militar disse respeitar o posicionamento do Ministério Público, mas que não concorda com a denúncia.

A defesa reitera que o oficial irá enfrentar o processo e se compromete a esclarecer todos os questionamentos à Justiça. Confira a nota na íntegra ao fim do texto.

A prisão ocorreu em uma distribuidora de bebidas do bairro Uberaba, em Curitiba. No estabelecimento, eram descarregados fardos de energético retirados do barracão cedido à Defesa Civil para armazenar doações às vítimas das enchentes.

Na distribuidora, também foram apreendidas roupas, eletrônicos e instrumentos musicais, produtos, a princípio, doados pela Receita Federal para a Defesa Civil. Na ocasião, o tio do militar também foi detido em posse de um revólver.

A denúncia já foi aceita pelo poder judiciário e tramita na vara da auditoria da justiça militar estadual. O tio do servidor foi denunciado pelos crimes de receptação e posse irregular de arma de fogo.

Confira, logo abaixo, na íntegra, o que diz a defesa do capitão:

"A defesa obviamente respeita o posicionamento do Ministério Público e, embora não concordemos com a denúncia, não há surpresa na manifestação do órgão que é legitimado a acusar. O Oficial enfrentará o processo e se compromete a esclarecer tudo à justiça. Trabalharemos somente com a verdade."

NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros segue colaborando com a Justiça e reforça que condutas indevidas não simbolizam o serviço de excelência que os bombeiros militares prestam à sociedade paranaense. Esse servidor está afastado das suas funções.

EPC - Esporte, Política e Cidadania

Foto-  Catve

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR