Apicultores de Santa Helena e região recebem novas orientações para manutenção da IG Mel do Oeste

  • 15/07/2021

Um trabalho de campo em Santa Helena e região visa o aprimoramento na produção e manutenção da Indicação Geográfica (IG) Mel do Oeste. Além disso, a Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), almeja lançar três produtos com base na IG, dentre eles, o mel da abelha Jataí, detentor de propriedades específicas. Neste sentido há o contato direto com os apicultores. 

Conforme o presidente da Coofamel, Antônio Schneider, está sendo feita a reavaliação, refazendo visitas para falar sobre as boas práticas e checklist, por exemplo. “Deve-se seguir um protocolo para atingir a excelência na produção e é necessário que a qualidade do mel na colmeia seja transferida para o produto final”, ressalta. 

Atualmente aproximadamente 50 produtores fazem parte do grupo da IG Mel do Oeste. “Outros produtores podem ingressar neste processo e, para tanto, devem seguir os protocolos”, destaca Schneider.

Mel do Oeste

Para o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Emerson Durso, a IG valoriza o produto ao defender uma identidade regional, aumentando, assim, a sua própria competitividade no mercado. 

O mel do Oeste do Paraná é oriundo, principalmente, da flora de reflorestamentos em áreas de preservação permanente às margens do Lago de Itaipu que, aliado ao clima e a topografia dão o diferencial ao produto que tem elevada aceitação comercial e oferece o mel com propriedades únicas.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR