Número de distribuidoras de bebidas cresce na pandemia no Paraná
- 21/01/2021
Um dos segmentos que tiveram resultados positivos durante a pandemia foi o de distribuição de bebidas. Dados da Receita Federal apontam que o Brasil registrou o surgimento de 48,4 mil novas distribuidoras varejistas de bebidas entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, justamente após o período mais crítico do avanço da doença, que foram registrados os maiores números de novas distribuidoras no país.
Apenas no Paraná, em 2020, o número de abertura de novas empresas do segmento foi de 3.732, o maior dos últimos dez anos e o de fechamentos foi de 998 empresas, o menor desde 2014. O saldo de novas distribuidoras de bebidas foi de 2.734, mais do que o dobro em relação a 2019. Apenas nos primeiros 11 dias de 2021, 85 novas empresas do setor foram criadas.
Um dos empreendedores que aproveitou as oportunidades no setor foi Roberto Carlos da Silva Grzybovski. Após concluir período de serviços nas Forças Armadas, ele abriu, no mês de outubro, uma distribuidora em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Segundo ele, o aumento no consumo de bebidas foi o principal motivador para a escolha do negócio, que tem apresentado bons resultados nos primeiros meses de funcionamento.
“Abrimos o negócio em meio à pandemia já com todos os requisitos necessários. Tivemos um bom início e a cada mês fomos crescendo. Temos uma expectativa muito positiva mesmo com a abertura de uma outra distribuidora na mesma rua”, explica.
Não é à toa que o segmento é uma das ideias de negócios mais procuradas no Portal Sebrae. Para incentivar e inspirar os futuros empresários, o Sebrae preparou cinco passos para montar uma distribuidora de bebidas. São dicas e orientações para você planejar o seu negócio e realizar o sonho de empreender. As informações completas, você poderá encontrar na página “Ideias de Negócios” – segmento Distribuidoras de Bebidas (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-distribuidora-de-bebidas,b0787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD) ou acompanhar a série de vídeos produzidos especialmente para tratar do assunto. É bom lembrar que essas informações não substituem a elaboração de um Plano de Negócio, que dá uma visão detalhada sobre os aspectos de abertura de uma empresa levando em conta o contexto do mercado.
A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, ressalta que a pandemia e o isolamento social fizeram com que as pessoas passassem a comprar bebidas em vez de ir até bares e restaurantes ou mesmo confraternizações em família. Então, o consumo dentro de casa aumentou bastante no período. E o crescimento da demanda fez surgir vários negócios para atender essa nova necessidade.
Serão mais bem-sucedidos os empresários do setor que se dedicarem a entregar um serviço de excelência e seguro para fidelizar os clientes e manter a frequência de vendas mesmo após o fim da pandemia.
“Tem que se atentar para a qualidade. Oferecer bebidas geladas, respeitar o prazo e ser pontual nas entregas, criar combos atrativos, fazer parcerias com empresas de outros segmentos da alimentação”, orienta.
Um dos diferenciais do serviço é a comodidade que ele oferece aos clientes. E isso, segundo Liciana, não deixará de ser levado em conta após o período de isolamento social.
Com inf, Assessoria/Preto no Branco.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários