Vereadores santa-helenenses repudiam ataques sofridos pela internet

  • 04/05/2020

O assunto principal da sessão desta segunda-feira, (04) da Câmara de Vereadores de Santa Helena foi a série de ataques que os parlamentares estão sofrendo em grupos de whatsapp e perfis do facebook.

Na Tribuna, situacionistas e oposicionistas foram unânimes no repúdio a atitudes de cidadãos que agem de maneira inapropriada proferindo palavras de baixo calão, inverdades e agressões nas redes sociais que são em forma de textos, áudios ou vídeos.

O que mais causou indignação entre os vereadores, foi a utilização de perfis fake onde a identidade do autor não é revelada o que possibilidade o anonimato do agressor e maior liberdade de expressão.


Grupos de whatsapp


Somente em Santa Helena, devem estar vigentes cerca de cinco grupos de whatsapp que tem como objetivo principal o debate político e, em alguns deles, o discurso perde a moralidade e os bons costumes ocasionando discussões entre os integrantes e também políticos locais que muitas vezes não tem possibilidade de defesa ou mesmo tempo e paciência para se dedicar a responder tudo o que é lançado.

Estes espaços oferecem um ambiente virtual que absorve opiniões divergentes levando em consideração a orientação político-partidária de cada integrante e até mesmo já viraram caso de polícia.


Opiniões


A vereadora Tania Maffini afirma que as acusações prejudicam não somente a ela, mas sim sua família que apresenta-se com coadjuvante da função, envolvendo-se diretamente com a vereança: “Muitas dessas pessoas não conhecem o nosso trabalho e dedicação em prol do Município e desafio a quem tanto fala a se concorrer ao cargo em outubro e, se eleito for, vai entender a responsabilidade da nossa função, está na hora disso parar pois atinge nós e nossos familiares que presenciam os ataques e até mesmo são envolvidos,” alfinetou.

O vereador Julio Morandi foi na mesma linha e repudiou as acusações de internautas alegando injustiça e desrespeito: “Se escondem atrás de perfis fake para nos atacar mas não sabem a função do vereador e da oposição, tudo o que fazemos enquanto servidores do Legislativo é para o bem do Município,” afirmou.

Edson Wamms utilizou seu espaço para defender o seu partido e a história do MDB em Santa Helena citando a importante atuação do seu colega Julio Morandi enquanto prefeito e também de Airton Copatti: “Todos que passaram pela prefeitura deixaram o seu legado e o nosso partido possuiu uma história de conquistas para o Município, como por exemplo, a construção de estradas, escolas e casas na gestão do ex-prefeito Júlio e a articulação para vinda de um frigorífico e a construção da nova UPA, no período o prefeito Copatti. Portanto, não é justo que sejamos agredidos e ofendidos por pessoas que não sabem da atuação do MDB ou fazem questão de denegrir,” disse.

Para finalizar, a vereador Juliana Ladeia Costa não deixou por menos e classificou as pessoas que utilizam redes sociais para prejudicar a imagem dos vereadores como despreparadas: “Não sou contra críticas, mas desde que venham de pessoas íntegras e que tenham propriedade sobre o assunto, agora falar é muito fácil, quero ver fazer,” desabafou a vereadora.


Sanções


Utilizar-se de ferramentas digitais para denegrir pessoas pode ser considerado crime e existem diversas jurisprudências sobre o assunto onde agressores foram condenados por danos morais e foram obrigados a pagar indenizações altas ou mesmo retratar-se utilizando o mesmo veículo de comunicação por qual proferiu as agressões.

Quem se sentir lesado, pode procurar a justiça e ir em busca de seus direitos.  


Confira a sessão na íntegra

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR