Cooperativa comemora manutenção de parcerias para a agricultura familiar do Oeste do Paraná
- 07/01/2020
O incentivo à agricultura familiar representa alternativas para tornar pequenas propriedades rentáveis. Fruticultura, olericultura, produção de leite, estão entre as produções que podem viabilizar a sustentação das famílias na propriedade rural. Uma das entidades que presta este tipo de atendimento na região Oeste é a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), contratada pela Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável e tem parceria com administrações municipais e outras instituições.
O presidente da Biolabore, Douglas Kunz, ressalta que 2019 foi um ano intenso e com bons resultados. Dentro de um relatório prévio, há destaque para o andamento aos trabalhos com a Itaipu Binacional. O atendimento é prestado a 1250 famílias em 28 municípios, conforme o presidente.
Este tipo de investimento, com a oferta de assistência técnica e suporte aos produtores, levou ao crescimento das agroindústrias familiares, uma forma de agregar renda aos produtos do campo. O que é produzido é destinado, principalmente, à merenda escolar, feiras e pontos de comercialização de cooperativas ou da agricultura familiar.
Kunz ressalta que são 84 cooperados com a atuação direta de 32, em contratos diretos com os municípios, e outras instituições, e atendimentos particulares. Dentre os parceiros, além da Itaipu Binacional e municípios também esteve o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O presidente lembra que em 2019 a Biolabore apoiou a elaboração de sete projetos para estruturação das associações e cooperativas na região. Os projetos terão recursos, inclusive para a assistência técnica.
A intensidade maior dos trabalhos é voltada às olerícolas, além de atendimento à fruticultura, através de parcerias com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), para a manutenção e implantação de pomares. A atuação na produção leiteira, desde execuções básicas, até manejo dos animais, também pode ser destacada, conforme o presidente, Douglas Kunz.
Mais eventos
O incentivo à agricultura familiar representa alternativas para tornar pequenas propriedades rentáveis. São ações desenvolvidas em 2019 e que continuarão neste ano, além de haver foco na busca pelo maior envolvimento dos produtores por intermédio de eventos técnicos.
Um dos eventos destaques de 2019 foi o Seminário de Valorização da Mulher do Campo. Em 2018 foram 300 participantes, número que dobrou em 2019, com expectativa semelhante para 2020. A proposta é intensificar eventos voltados à agroindústrias, fruticultura e olericultura.
Externamente, uma das parcerias está voltada à vitrine ecológica no Show Rural, o que deve ser repetido em 2020.
Assessoria.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários