Em novembro começa a Campanha de Atualização do Rebanho
- 30/10/2019
A partir da próxima sexta-feira (1) os produtores rurais de Santa Helena devem realizar a atualização de seu rebanho, junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A medida é necessária, pois o Estado do Paraná vai suspender a campanha de vacinação contra febre aftosa a partir de 31 de outubro.
“O Paraná está em processo de se tornar uma área livre da aftosa, por isso não teremos mais a necessidade da vacina. Com isso, o controle da origem e trânsito dos animais será ainda mais rigoroso” destaca Raquel Rodrigues, fiscal da Adapar.
O produtor deve atualizar a quantidade de animais existentes em sua propriedade rural, como bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, galinhas, entre outros. “Todas as espécies devem ser atualizadas” explica Raquel. A campanha será realizada entre os dias 1 e 30 e novembro.
Em Santa Helena a atualização poderá ser feita diretamente nas subprefeituras. Caso o produtor não tenha como comparecer, o cadastro também poderá ser feito no site www.adapar.pr.gov.br ou nas unidades da Adapar espalhadas pelo Estado.
“Se o produtor não realizar o cadastro ficará sujeito a penalidades e não receberá a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o trânsito de animais” reforça a fiscal do Adapar.
Segundo informações do governo estadual, o novo status sanitário permitirá ao Paraná dobrar as exportações de carne suína, das atuais 107 mil toneladas para 200 mil toneladas por ano. Isso pode acontecer em caso de o Estado conquistar apenas 2% do mercado potencial, liderado por Japão, México e Coreia do Sul, que pagam mais pelo produto com reconhecida qualidade sanitária.
Assessoria.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários