MP-PR cobra fiscalização sobre uso de agrotóxicos próximo a centros urbanos
- 18/10/2019
O MP-PR (Ministério Público do Paraná) requisitou fiscalização junto à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) com objetivo de averiguar a aplicação de agrotóxicos em lavouras das regionais da agência em Campo Mourão, Cianorte, Maringá e Paranavaí. A ação visa especialmente o plantio da safra 2019/2020, que começa em meados de outubro.
A intenção do MP-PR, por meio do Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), é estimular a redução dos efeitos agudos e crônicos da aplicação desse tipo de produto nas lavouras, notadamente junto à população periurbana - que vive na periferia das cidades, nas zonas limítrofes da área rural, propensa a sofrer diretamente os efeitos do uso de agrotóxicos.
Os critérios de fiscalização estão estabelecidos na Resolução 22/85, da extinta Secretaria do Estado do Interior, que regulamenta o uso de agrotóxicos e biocidas no Paraná, buscando limitar a poluição do meio ambiente. Esse controle é fundamental, tendo em vista que o estado é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos do país, conforme relatório da Secretaria Estadual da Saúde.
As regionais da Adapar em Campo Mourão, Cianorte, Maringá e Paranavaí abrangem 32 municípios de atribuição do Gaema. A agência informou ao MP-PR que já foram emitidos, até o início desta semana, 14 Termos de Fiscalização a produtores em cujas plantações foram verificadas irregularidades.
MP-PR | Foto: Agência Brasil
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários