Aumenta ocorrência de ervas daninhas nas lavouras
- 20/05/2019
incidência de ervas daninhas nas lavouras de soja do Brasil está aumentando, principalmente na época da colheita da oleaginosa durante a safra 2018/2019. De acordo com Paulo César Timossi, da Universidade Federal de Goiás (UFG), é preciso investir em alternavas de controle dessas plantas invasoras.
“O manejo dessas plantas com sistemas integrados é uma das principais ferramentas para controlar o problema. Outra é o cultivo de plantas de cobertura o qual deve ser encarado como uma cultura. Pesquisas realizadas mostram que a rotação de culturas é primordial para rotacionar os herbicidas com diferentes mecanismos de ação”, comentou o especialista.
Ele explicou ainda que essa alta incidência de plantas invasoras foi um fator determinante para a diminuição da produção no último ciclo da soja. “As plantas daninhas consideradas de difícil controle, como o capim-amargoso e buva, possuem características morfoanatômicas que impedem a absorção dos herbicidas em concentração suficiente para causar a morte dessas espécies. Uma das propostas apresentadas seria o estabelecimento de programas de manejo em sistemas de produção”, indica.
“Das áreas que visitamos identificamos que quando se faz um bom planejamento de manejo desde adubação, plantio, variedade e controle químico de plantas daninhas, pragas, doenças, com uma boa tecnologia de aplicação e com controle no momento certo, os resultados de produtividade foram bons. Não tem como abrir mão de nenhuma das recomendações técnicas para plantar e colher bem”, afirma.
Agrolink
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários