Discussão para migração de índios prosseguirá na próxima semana (vídeo)

  • 06/04/2018

Os agricultores, indígenas, Itaipu Binacional, Ministério Público, Poder Executivo, Legislativo, sindicalistas entre outros órgãos de classe, reuniram-se nesta semana com o intuito de achar uma solução às questões fundiárias dos indígenas

Antes do início da reunião, agricultores de Santa Helena se mobilizaram em frente à prefeitura manifestando-se contrários a demarcação de novas terras no município. O movimento foi pacífico e inclusive contou apoio de comerciantes locais que fecharam as portas das 08h00min às 10h00min de quarta-feira.

A cobrança dos agricultores é que não venham indígenas de outros locais instalarem-se e assim, colocar em risco as terras produtivas e privadas.

Do outro lado, os nativos cobram a regulamentação de novas áreas já que em Santa Helena, algumas aldeias estão locais irregulares e enfrentando dificuldades nas questões de saneamento básico e alimentação.

As manifestações por parte dos agricultores iniciaram após a determinação do Ministério Público Federal para nova demarcação de terras em Santa Helena para concessão à classe indígena. A justificativa é que, no passado, territórios próximos ao lago de Itaipu eram de aldeamento e por isso, será restabelecida a posse, tese esta, que é contestada pela classe produtiva.

DESFECHO DA REUNIÃO

A sugestão apresentada para o momento, acatada pelos líderes, é um levantamento do número de índios no município, para que sejam realocados em outras áreas, já demarcadas, como por exemplo, São Miguel do Iguaçu e Diamante do Oeste.

A decisão vai ocorrer em uma nova reunião, marcada para o dia 13 de abril, na prefeitura de Santa Helena, quando será decidido o destino dos indígenas.

 

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR