Campanha nacional ''De Olho nos Olhinhos'' alerta para os sinais do retinoblastoma em crianças (vídeo)

  • 15/09/2023

Os jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert criaram a campanha “De olho nos olhinhos”, para consciencializar sobre o retinoblastoma em crianças. Em 2021, a pequena Lua, filha deles, recebeu o diagnóstico de retinoblastoma. A ação, que será realizada em várias cidades do Brasil, estará entre sábado (16) e domingo (17) no Shopping Curitiba.

Aprenda a reconhecer os sinais do RETINOBLASTOMA, câncer que pode afetar um ou os dois olhos de crianças de até 5 anos.

Diagnóstico precoce salva!

Retinoblstoma

O retinoblastoma é um câncer que acomete crianças pequenas, é mais comum em bebês e aproximadamente 90% dos casos são descobertos abaixo dos 5 anos. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, uma parte interna dos olhos. De acordo com o GRAACC, a doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos, o chamado retinoblastoma unilateral) ou nos 2 olhos (40% dos casos, retinoblastoma bilateral).

Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura inclusive com a preservação da visão da criança. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

Quanto antes a criança for diagnosticada, maiores as chances de cura para o câncer ocular na infância.

Como identificar os sinais e os sintomas?

O retinoblastoma é frequentemente diagnosticado porque alguém percebe algo anormal no olho da criança.

Os principais sinais e sintomas do retinoblastomas são:


Reflexo branco, “Olho de gato”

Sabe quando a gente tira uma foto com flash e sai com as pupilas vermelhas? Esse reflexo vermelho é normalmente associado a um olho normal e saudável. Porém, em pacientes com retinoblastoma, é muito comum que o reflexo volte branco ou amarelado, o que os médicos chamam de LEUCOCORIA, o “reflexo pupilar branco”.

Para nós pais parece um olho de gato. É visível muitas vezes até sem o flash de uma foto! No nosso caso, vimos o reflexo branco quando um raio de sol bateu no rostinho da Lua. É importante sempre ficar DE OLHO NOS OLHINHOS.

E para não contar com a “sorte” de detectar uma leucocoria graças a uma foto ou luz, é importante levar as crianças ao oftalmologista uma vez por ano desde o nascimento. Esse profissional é o mais adequado para investigar possíveis problemas nos olhos.


Estrabismo

Popularmente dizemos que a criança está vesguinha. Isso é o estrabismo. É uma condição na qual os olhos não parecem olhar na mesma direção.

Existem várias causas para o estrabismo e ele está associado a vários problemas oculares. Ele também pode ser um indicativo de RETINOBLASTOMA, aliás foi mais um dos sintomas que nós reparamos na Lua! Nós escolhemos essa foto ilustrativa de propósito: repare que não é um estrabismo muito forte. O da Lua também não era! Era sutil e não aparecia o tempo todo, mas estava lá. Estrabismo pode ser leve, apenas um olho levemente tortinho. Se você percebeu estrabismo na sua criança, procure um oftalmologista.


Outros sinais e sintomas menos comuns

- Diminuição de visão

- Movimentos irregulares dos olhos

- Dor nos olhos

- Vermelhidão da parte branca dos olhos

- Cor diferente de cada íris.


Com Inf/foto: De Olho nos Olhinhos

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR