Famílias são resgatadas durante ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

  • 16/06/2023

A Brigada Militar está mobilizada em apoio às ações empreendidas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil durante o ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul nesta quinta (15) e sexta-feira (16).

Ao todo, são mais de 800 policiais militares atuando em Porto Alegre e nas regiões Metropolitana, do Vale do Rio dos Sinos, da Serra e do Litoral. Além dos comandos locais e regionais, estão mobilizados, nas ações, PMs dos comandos Ambiental e de Choque.

Entre as ocorrências de destaque, por volta das 2h da manhã desta sexta, uma equipe da Brigada Militar realizou o salvamento de, ao menos, dez famílias da Rua Emília Silva, no bairro São José, em Sapucaia do Sul.

Os moradores estavam ilhados em suas residências, com a água na altura do peito, e foram conduzidos em segurança até os lares de parentes próximos com o apoio dos policiais militares da BM.

DADOS

Conforme relatório da Defesa Civil, a cidade com maior incidência de ventos foi Tramandaí, no litoral do Estado, onde chegaram a 101 km/h. Já Maquiné foi o município que registrou maior nível de chuvas, atingindo 288 mm na noite de quinta-feira, com previsão de mais 90 mm para esta sexta.

Até o momento, a Defesa Civil já resgatou 628 pessoas que se encontravam em áreas consideradas de alto risco, não havendo ainda uma contabilização do número de pessoas resgatadas em locais já atingidos pelo ciclone. Além disso, duas pessoas estão desaparecidas: uma em Portão e outra em São Leopoldo. Apenas um óbito foi registrado por ora, também no município de São Leopoldo. Já foram cortadas 166 árvores pelas equipes do Estado a fim de evitar maiores perigos.

A Defesa Civil já havia emitido, na quarta-feira (14), alertas para todas as cidades que poderiam ser atingidas pelo ciclone extratropical. De acordo com o comunicado, as regiões Litoral, Metropolitana e Serra possuíam risco hidrológico, com previsão de 200 a 300 mm acumulados. Desde então, o Corpo de Bombeiros está preparado para atender ocorrências.

Na quinta-feira (15), foram emitidos, durante todo o dia, alertas que indicavam risco hidrológico para dez cidades, além de avisos sobre a possibilidade de enxurrada e de enchentes nos rios Sinos e Caí. Desde o final da tarde e início da noite, a Defesa Civil já recebia notificações dos primeiros pedidos de socorro e resgate de pessoas no Litoral Norte do Estado.

Catve | Foto: Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR