Transtorno do espectro autista é tema de capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Entre Rios do Oeste

  • 04/05/2023

A Administração Municipal de Entre Rios do Oeste, através da Secretaria de Educação e Cultura, está promovendo uma importante capacitação para os professores da rede municipal de ensino, sobre o “Transtorno do Espectro Autista/TEA”, ministrada pela psicóloga Francielli Pereira Gozzi Freiberger. Psicóloga CRP – 08/12004 e Mestra em Educação, bem como docente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná/AMOP.

A capacitação, teve o objetivo de trazer informações e esclarecimentos acerca do tema, sanar dúvidas e preparar os profissionais de educação das instituições de ensino do município, para: acolher, entender as reais necessidade e dificuldades, contribuindo com a formação e desenvolvimento de crianças diagnosticadas com este Transtorno. As atividades foram desenvolvidas nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores durante todo o dia.

A Secretária de Educação e Cultura; Rejane Anderle, afirma que o município investe fortemente no setor educacional, especialmente na formação, qualificação e capacitação dos profissionais que atuam nas escolas do município. Garantindo desta forma educação de qualidade e excelência aos alunos e proporcionando um ambiente harmônico saudável e de inclusão para os alunos.

Francielli durante a formação abordou sobre a definição do TEA, seus principais critérios diagnósticos, características, gradação de gravidade (nível 1 de suporte, nível 2 de suporte e nível 3 de suporte), causas, prevalência, gênero legislação e intervenção escolar. Informando que o Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento, no qual as pesquisas por enquanto não apontaram uma cura, mas que ainda assim, existem tratamentos destinados para ajudar as pessoas autistas a desenvolverem habilidades importantes nas áreas em que possam ter dificuldades, e isso lhes garante mais qualidade de vida.

Finalizou a formação dizendo que: “As crianças com qualquer deficiência, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais, são crianças que têm as mesmas necessidades básicas de afeto, cuidado e proteção, e os mesmos desejos e sentimentos das outras crianças. Elas têm a possibilidade de conviver, interagir, trocar, aprender, brincar e serem felizes, embora, algumas vezes, de forma diferente”. Por fim, não existe uma fórmula mágica no trato com alunos com autismo. Tudo requer tempo, persistência e muita dedicação.

Assessoria

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