Transtorno do espectro autista é tema de capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Entre Rios do Oeste
- 04/05/2023
A Administração Municipal de Entre Rios do Oeste, através da
Secretaria de Educação e Cultura, está promovendo uma importante capacitação
para os professores da rede municipal de ensino, sobre o “Transtorno do
Espectro Autista/TEA”, ministrada pela psicóloga Francielli Pereira Gozzi
Freiberger. Psicóloga CRP – 08/12004 e Mestra em Educação, bem como docente da
Associação dos Municípios do Oeste do Paraná/AMOP.
A capacitação, teve o objetivo de trazer informações e
esclarecimentos acerca do tema, sanar dúvidas e preparar os profissionais de
educação das instituições de ensino do município, para: acolher, entender as
reais necessidade e dificuldades, contribuindo com a formação e desenvolvimento
de crianças diagnosticadas com este Transtorno. As atividades foram
desenvolvidas nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores durante todo o
dia.
A Secretária de Educação e Cultura; Rejane Anderle, afirma
que o município investe fortemente no setor educacional, especialmente na
formação, qualificação e capacitação dos profissionais que atuam nas escolas do
município. Garantindo desta forma educação de qualidade e excelência aos alunos
e proporcionando um ambiente harmônico saudável e de inclusão para os alunos.
Francielli durante a formação abordou sobre a definição do
TEA, seus principais critérios diagnósticos, características, gradação de
gravidade (nível 1 de suporte, nível 2 de suporte e nível 3 de suporte),
causas, prevalência, gênero legislação e intervenção escolar. Informando que o
Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é um
transtorno do neurodesenvolvimento, no qual as pesquisas por enquanto não
apontaram uma cura, mas que ainda assim, existem tratamentos destinados para
ajudar as pessoas autistas a desenvolverem habilidades importantes nas áreas em
que possam ter dificuldades, e isso lhes garante mais qualidade de vida.
Finalizou a formação dizendo que: “As crianças com qualquer
deficiência, independentemente de suas condições físicas, sensoriais,
cognitivas ou emocionais, são crianças que têm as mesmas necessidades básicas
de afeto, cuidado e proteção, e os mesmos desejos e sentimentos das outras
crianças. Elas têm a possibilidade de conviver, interagir, trocar, aprender,
brincar e serem felizes, embora, algumas vezes, de forma diferente”. Por fim,
não existe uma fórmula mágica no trato com alunos com autismo. Tudo requer
tempo, persistência e muita dedicação.
Assessoria
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários