Representantes de lindeiros passam por treinamento para utilização de plataforma de demandas

  • 27/04/2023

Representantes das administrações municipais, câmaras de vereadores e associações comerciais dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu participaram, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena, de treinamento da plataforma de demandas do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR).

A apresentação foi realizada em dias diferentes, 20 e 27 de abril, com representantes de municípios específicos, e envolveu representantes do 16 lindeiros. Os participantes também puderam colaborar para a melhoria de funcionamento do sistema com opiniões e apontamentos a partir da utilização prática.

Por intermédio da plataforma será possível o cadastro de demandas, ou seja, necessidades dos municípios, tanto das associações comerciais, quanto administrações municipais e câmaras de vereadores além de poderem ser inclusas outras demandas da sociedade. “É um portal que possibilita cadastrar as demandas, ou problemas e, a partir disso, o objetivo é buscar soluções”, ressalta o professor Douglas Roesler, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). “O objetivo é justamente juntar os problemas, as oportunidades, com as soluções para que nós consigamos, também, contribuir no desenvolvimento da região”, observa.

A partir do treinamento das equipes novas ações devem ser realizadas junto aos municípios para a divulgação às entidades, ou público alvo, que poderá fazer a utilização deste mecanismo de trabalho, segundo a diretora do Campus Santa Helena da UTFPR, Arlete Beuren. “A ideia é que essa plataforma concentre todas as necessidades dos municípios e, a partir disso, muitas demandas, que são as necessidades, vão, talvez, se transformar em um grande projeto para a região lindeira”, destaca.

A plataforma foi desenvolvida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como ação do PGR. Na sequência, dentre as iniciativas deve haver o cadastro de demandas regionais e estratégias de contato e divulgação a possíveis solucionadores.

Ao todo são contemplados 11 eixos, sendo eles: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública, com diversas ações que poderão ser implementadas.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR