Produtores de Santa Helena devem ficar atentos à presença de cigarrinhas do milho nas lavouras

  • 01/02/2023

As ocorrências da cigarrinha-do-milho, agente vetor das doenças denominadas Complexo dos Enfezamentos, têm sido um desafio para os produtores rurais. Essas doenças prejudicam o desenvolvimento das espigas e causam redução da produtividade.

O monitoramento realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), aliado à pesquisa e à orientação de produtores, tem colaborado para reduzir o problema.

Armadilhas foram instaladas em propriedades rurais em várias regiões do Estado para quantificar a presença das cigarrinhas. Desde então, as substituições das armadilhas ocorrem semanalmente, assim como o envio das amostras para análise do Centro de Diagnósticos Marcos Enrieti – CDME, laboratório da Adapar.

O engenheiro agrônomo e extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR Paraná em Santa Helena, Jonas Egewarth, destacou a presença da cigarrinha nas lavouras e ressaltou que entre as estratégias de manejo geralmente recomendadas está o uso de cultivares com maior tolerância genética aos enfezamentos.

Com Inf/foto: CNWT

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR