Brasil e Paraguai: Segunda ponte de R$ 366 mi deve ser inaugurada em março de 2023

  • 23/12/2022

Reivindicada e esperada por mais de 40 anos pelo oeste do Paraná, a tão sonhada segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai está pronta, três anos após seu início.

Orçada inicialmente em R$ 277 milhões, ela é finalizada a R$ 366 milhões, cerca de R$ 90 milhões além do previsto inicialmente, em uma parceria entre o governo federal, o governo do Paraná que faz o gerenciamento à execução da obra e o lado brasileiro da Itaipu Binacional, que custeou a edificação.

A segunda ponte chamada de Ponte da Integração tem como objetivo desafogar o tráfego intenso de veículos da Ponte da Amizade, principal ligação entre o Brasil e Paraguai e que representa, de longe, a fronteira mais movimentada de todo o Brasil. Todos os dias passam por ela mais de 41 mil veículos e cerca de 82 mil pessoas.

Quem gosta de fazer turismo de compras, trabalha ou gosta de passear em Cidade do Leste sabe o quão estressante e a paciência que precisa ter para permanecer muitas vezes por horas na fila, tanto indo quanto vindo.

A segunda ponte deve garantir mais fluidez e fica ao lado ao Marco das Três Fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina) – um dos principais pontos turísticos, e liga Foz do Iguaçu à cidade de Presidente Franco, colada em Cidade do Leste no Paraguai.

O foco é tirar o tráfego intenso de caminhões da Ponte da Amizade fazendo com que essa segunda estrutura seja de uso exclusivo para veículos de passeio e turismo.

Ocorre que, quem vive no oeste do Paraná esperava com ansiedade pela inauguração e uso da segunda ponte, mas vai ter que esperar mais tempo para se utilizar plenamente dela. Apesar da Ponte da Integração estar pronta, seu funcionamento pleno só deve ocorrer daqui 3 anos, lá por 2025. É a avaliação feita pela Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu.

Isso porque as obras de estrutura próximas, sem as quais o funcionamento fica comprometido, estão apenas começando e também são bancadas pelo lado brasileiro da Itaipu ao custo de R$ 336 milhões.

Entre os exemplos para o não funcionamento pleno imediato está: uma ponte destinada ao tráfego pesado de veículos com cargas não poderia operar sem o controle aduaneiro; Há ainda questionamentos sobre esquemas de fiscalização e segurança. A fronteira do Brasil com o Paraguai é a principal porta de entrada de produtos ilícitos no país como drogas, armas, munições e bilionário contrabando de cigarros.

Estrutura próxima em construção

As obras adjacentes, como as aduanas aonde opera a Receita Federal ainda estão sendo construídas a exemplo da Perimetral Leste, rodovia que vai desviar o tráfego pesado de veículos do perímetro urbano de Foz em um percurso de 15 quilômetros conectando a nova ponte à BR-277.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagens) e a Itaipu estimam que parte da operação da ponte possa se dar em 2023, mas ainda sem detalhamentos de como isso deverá ocorrer. “No momento estão sendo trabalhadas alternativas para utilização da ponte enquanto as aduanas estão em obras, garantindo que a nova travessia internacional seja realizada preservando a segurança dos usuários, atendendo toda a legislação vigente e as exigências aduaneiras de ambos os países”, destaca o DER.Após conclusão e entrega a Ponte da Integração será administrada pelo Dnit (Departamento nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão do governo federal.

Inauguração em março de 2023?

A inauguração da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai chegou a ser anunciada para duas diferentes datas: dias 12 e 21 de dezembro deste ano e contaria com a presença dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro que deixa o governo em 31 de dezembro e do Paraguai, Mario Abdo Benitez. As datas foram canceladas. O que se sabe de fato é que ela não será oficialmente entregue neste ano, mas se trabalha com a previsão de março de 2023 quando haverá início da circulação de caminhões vazios e demais veículos sem carga na estrutura.

A ponte da Integração

A obra da Ponte da Integração foi lançada em 10 de maio de 2019 já no governo Bolsonaro e foi construída pelo Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, que também opera os serviços da Perimetral Leste. Em dezembro de 2022 a ponte foi decretada concluída com uma estrutura monumental, que pode ser vista de diversos pontos na tríplice fronteira.

A ponte tem uma extensão de 720 metros e conta com um vão livre de 470 metros. As pistas simples têm, segundo o DER, 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçamento de 1,7 metro de largura em cada lateral.

As novas aduanas e a rodovia de 15 quilômetros que vai conectar a nova ponte à BR-277 conta com um traçado passando pela Avenida Maria Bubiak, na altura da Avenida Felipe Wandscheer. O percurso cruza a Avenida República Argentina passando próximo ao Distrito Industrial até chegar à BR-277.

Com Inf: Preto no Branco

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