Paraná quer fortalecer parceria econômica e cultural com a União Europeia

  • 25/10/2022

Sede de algumas das principais empresas europeias e destino de diversos povos que migraram do continente para o Brasil, o Paraná e a União Europeia querem fortalecer e ampliar as atuais parcerias econômicas e culturais. O vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (24), no Palácio Iguaçu, cônsules-gerais de países-membros do bloco europeu para discutir novas oportunidades de cooperação.

A audiência foi agendada pelo cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, para aproximar os países europeus de outros estados brasileiros. Além dele, participaram do encontro os cônsules da Alemanha, Martina Hackelberg; da Bélgica, Matthieu Branders; da Irlanda, Eoin Bennis; e de Luxemburgo, Jan Eichbaum

Piana destacou que o Paraná tem grande interesse em investimentos estrangeiros, um bom ambiente para negócios e segurança jurídica para a atração de empresas transnacionais. Com o programa de concessões rodoviárias e o projeto da Nova Ferroeste no horizonte, o Estado também será um importante destino para investidores da área de infraestrutura.

PIB do Paraná cresce quase 3% no segundo trimestre de 2022

“O Paraná está se preparando para ser o grande hub logístico da América Latina, já que fica no centro dos principais mercados consumidores do continente. Os nossos grandes projetos de infraestrutura devem ir a leilão na Bolsa de Valores nos próximos meses e serão uma grande oportunidade de negócios para grupos estrangeiros”, afirmou o vice-governador.

Na área cultural, o Estado se destaca com a forte presença de imigrantes de países europeus, como a Itália, Alemanha, Espanha, Portugal e Ucrânia. Além disso, o Paraná será o primeiro estado da América Latina a estabelecer uma parceria com Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, da França, para a construção de um museu internacional.

O espaço cultural será implantado em Foz do Iguaçu, na região Oeste, e vai valorizar a cultura na região de fronteira, que tem também uma importante herança indígena, principalmente guarani.

Tempo médio para abrir uma empresa no Paraná foi de apenas 15 horas em setembro

OPORTUNIDADE

Para Piana, o encontro com o grupo consular da União Europeia traz novas oportunidades para o Paraná. “Depois das embaixadas em Brasília, os consulados-gerais em São Paulo são as principais representações dos países estrangeiros no Brasil”, disse. “A vinda dos diplomatas ao Estado é uma oportunidade para encontrarmos um caminho muito mais simplificado de diálogo. Isso pode trazer resultados positivos para o Paraná, principalmente no campo de novos investimentos”.

O cônsul francês ressaltou que o Paraná pode ser um importante parceiro do bloco europeu, principalmente com a possibilidade de consolidação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul. O contrato comercial com a UE constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo ao integrar um mercado de 780 milhões de habitantes e aproximadamente a quarta parte do PIB global. Além do corte de impostos de transações, ele prevê a consolidação de boas práticas regulatórias, entre outros temas.  

“Nós, do grupo europeu, temos muitos encontros com as autoridades da cidade e do Estado de São Paulo, mas nossos consulados também têm representações no Sul, especialmente no Paraná”, explicou d’Orfeuil.

“Pela primeira vez desde a minha chegada ao Brasil, há dois anos, estamos juntos trazendo uma comitiva ao Paraná para mostrar que os 27 países da União Europeia podem trabalhar junto com o Estado, já que somos o segundo parceiro comercial e os que mais investem no Brasil. O Paraná se destaca nesse cenário porque é um dos estados com a economia mais fortes do País e que tem centenas de empresas europeias, muitas delas de primeira importância”, complementou.

Estado confirma projeto de conclusão da Transbrasiliana entre Tibagi e Imbituva

PRESENÇAS

Participaram da solenidade os presidentes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipsky; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e a superintendente-geral de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira.

Com Inf: Preto no Branco | Foto: Camila Tonett/Vice-Governadoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR