Semana estadual reforça importância do acolhimento familiar

  • 17/10/2022

O serviço Família Acolhedora e o Programa Morada Fraterna têm feito a diferença na vida de crianças, adolescentes, adultos com deficiência e idosos, em Santa Helena. Oferecendo carinho, amor e proteção integral, às famílias santa-helenenses abrem as portas de sua casa para prestar os cuidados pessoais e dispensar atenção e afeto aos acolhidos.

“Estamos trabalhando de forma conjunta, incluindo toda a rede da Assistência Social, às famílias, judiciário, setor público e sociedade. Em momentos de necessidade e risco, tudo que essas pessoas precisam é de cuidado e amor, e isso tem sido possível graças ao convívio com as famílias e comunidade” destaca a secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Sterchile. “Também quero aproveitar para informar que já está previsto para o ano que vem o reajuste da bolsa-auxílio para quem recebe crianças, adolescentes e jovens. Já a bolsa para quem acolhe adultos com deficiência e idosos foi reajustada este ano”.

Atualmente, Santa Helena conta com 12 famílias habilitadas no Família Acolhedora e três no Programa Morada Fraterna. A empresária Anair Elsenbach, cadastrada no serviço, já acolheu quatro crianças e conta um pouco de sua experiência. “É muito gratificante participar e acolher essas crianças, pois conseguimos dar carinho, amor e atenção para quem tanto precisa. Mesmo sendo um serviço temporário, criamos um vínculo que vai continuar para o resto da vida``, explica.

O Família Acolhedora é um serviço onde famílias previamente cadastradas acolhem voluntariamente em suas casas, por um período provisório, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, oferecendo-lhes amparo, amor, proteção integral, convivência familiar e comunitária. 

Já no Morada Fraterna, são acolhidos adultos com deficiência e idosos que se encontram em violação de direitos cujas famílias estão temporariamente impossibilitadas de prestar cuidados essenciais.

“Eu participo desde 2019 e fico muito feliz de fazer parte deste serviço. Muitas pessoas me perguntam se eu não vou sentir saudade de quem recebi. Claro que a gente sente, mas ver o bem que fazemos a eles, dando esse carinho e amor quando mais precisavam, é maior que qualquer outro sentimento ” destaca Edina da Costa Clemente, que acolhe crianças e adolescentes. 

Quem tiver interesse em se cadastrar no programa, pode acessar mais informações nos seguintes links:

https://familiaacolhedora.santahelena.pr.gov.br/ e https://familiaacolhedora.santahelena.pr.gov.br/Morada-Fraterna 

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR