Município de Cascavel emite nota sobre macaco-prego morto no Lago Azul
- 23/08/2022
A Secretaria de Saúde de Cascavel emitiu nesta terça-feira (23) uma nota sobre um macaco-prego encontrado na noite de ontem (22) em uma residência no bairro Lago Azul.
Conforme a Secretaria, um morador ao ver o animal sofrendo, acionou o Controle de Zoonoses da Vigilância em Saúde Ambiental. A preocupação era do animal estar contaminado com alguma doença como por exemplo a febre amarela ou raiva. Porém, somente após exames isso será descartado. Veja a nota:
Na data de 22/08/22, o veterinário do IAT (Instituto Água e Terra) entrou em contato com o Setor de Controle de zoonoses da Vigilância em Saúde Ambiental informando que um morador do bairro Lago Azul havia solicitado o resgate de um macaco-prego que estaria doente, porém o animal foi a óbito antes que pudesse ser resgatado.
A equipe de veterinários da Secretaria de Saúde realizou a coleta do animal para envio de material para análise do vírus da febre amarela e da raiva. Na necropsia foi observado que o animal sofreu um choque elétrico e não apresentava mucosas amareladas, o que seria característico de febre amarela. Porém, como toda morte de primatas deve ser considerada suspeita de febre amarela serão desencadeadas ações de busca de mais primatas mortos, ou doentes, e repassadas orientação aos moradores quanto a necessidade de vacinação para febre amarela na área de abrangência do bairro.
Em caso de visualização de primatas doentes a orientação é não tocar ou tentar resgatar, pois, como são animais silvestres, podem agredir por se sentirem ameaçados. Deve-se entrar em contato com os órgãos ambientais e de saúde.
Com Inf: Preto no Branco
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários