Soja: relatório analisa produção, exportação e pontos de atenção ao mercado

  • 30/06/2022

Documento estima que as exportações alcancem 76 milhões de toneladas e também projeta outros números do complexo do grão

A safra brasileira de soja alcançará 126 milhões de toneladas, uma redução de 12 milhões de toneladas se comparada a safra 2020/21. Essa constatação faz parte do relatório AgroInfo, do Rabobank, de junho.

Segundo o documento, a elevação das cotações em Chicago desde o início de 2021 vem impactando negativamente as margens de esmagamento na China. Associado a este cenário, as perdas ocasionadas pelo La Niña na safra brasileira de soja reduzirão as exportações da soja em grão em 10 milhões de toneladas durante o ciclo 2021/22.

No acumulado de janeiro a maio de 2022, os embarques de soja indicam uma redução de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é que os envios da oleaginosa para o exterior alcancem 76 milhões de toneladas.

Esmagamento da soja

O esmagamento de soja no Brasil deverá aumentar 1,5% e alcançar patamares recordes, de acordo com o relatório. A estimativa é que o volume esmagado atinja 48,8 milhões de toneladas. A guerra entre Rússia e Ucrânia reduziram a disponibilidade de óleo de girassol no mercado internacional, o que favoreceu os preços de outros óleos vegetais, entre eles o de soja.

Além disso, o governo da Argentina anunciou no início de 2022 o aumento do imposto para as exportações do complexo da soja, o que vem favorecendo as exportações brasileiras de farelo e óleo de soja durante a temporada 2021/22.

Exportação de soja em junho deve superar a do mesmo mês de 2021

Nos Estados Unidos, impulsionado pela alta das principais commodities agrícolas e a consequente competição pela área plantada, espera-se uma retomada do aumento da área plantada de soja, sugerindo uma produção recorde em 2022/23 de cerca de 126 milhões de toneladas, 5% superior ao observado no ciclo anterior.

Mesmo considerando uma redução das exportações, os estoques da soja no Brasil ao final de 2022 devem permanecer em níveis baixos, o que deve favorecer os preços da o grão. Para a safra brasileira 2022/23, o Rabobank estima um aumento de área de 4,5% impulsionado por preços e margens positivas.

Pontos de atenção

O relatório do Rabobank destaca dois pontos de atenção ao mercado:

Momentos de volatilidade devem ser monitorados especialmente no que diz respeito ao clima durante o desenvolvimento da safra nos EUA.

O risco relacionado ao abastecimento de insumos agrícolas para a safra de soja 2022/23 vem diminuindo para o início das atividades no campo, impulsionado pela elevação das importações brasileiras de fertilizantes.

Com Inf: Canal Rural | Foto: Pixabay

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR