Greve dos fiscais: ABPA e Abiec confirmam envio de ofício a governo

  • 29/06/2022

Entidades teriam solicitado “uma solução que evitasse impactos ao abastecimento de alimentos do Brasil, como ocorre diante de situações de potencial crise anunciada”

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), ligadas ao setores de suínos e aves e de carne bovina, confirmaram, em nota, que mandaram ofício conjunto ao Ministério da Agricultura no dia 9 de junho solicitando providências à pasta em relação à greve anunciada pelos fiscais federais agropecuários na ocasião.

Os servidores paralisaram as atividades dia 14 e retornaram no dia seguinte, após determinação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) -, embora até hoje sigam em operação padrão por reajuste salarial e reposição de funcionários.

Segundo nota das entidades , o ofício foi enviado ao governo federal solicitando “uma solução que evitasse impactos ao abastecimento de alimentos do Brasil, como ocorre diante de situações de potencial crise anunciada”. ABPA e Abiec afirmam, ainda, que não sugeriram nenhuma medida específica que pudesse ser tomada.

“Entendendo que cabe ao setor, neste caso, apenas pedir ações do governo e não indicar quais ações tomar”, descreveram, na nota. Além disso, ambas relataram que já haviam tomado medidas judiciais, que seguem vigentes, contra a operação padrão dos servidores. “Não caberia, portanto, uma nova medida judicial por parte das associações.”

Rebanho de matrizes suínas da China registra aumento em maio

Greve

Auditores agropecuários federais entraram em greve no dia 14 de junho em protesto à votação do Projeto de Lei do Autocontrole (PL 1.293/2021). A paralisação, no entanto, teve de ser reduzida em atendimento à decisão judicial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), petição nº 15189/DF.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirma, em nota, que o PL ameaça a segurança alimentar do país, e que a greve também se dá pela reestruturação da carreira, reivindicação ainda não atendida pelo governo federal. A entidade informou que o PL conta com a quantidade necessária de assinaturas para ser apreciada em plenário no Senado Federal.

Com Inf: Canal Rural

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR