Endemias pede atenção da população em relação aos focos de Dengue nos cemitérios

  • 27/10/2021

O setor de Endemias do Município está se precavendo em relação os focos de Dengue nos cemitérios, realidade que se acentua com o feriado de Finados e convida a população a se sensibilizar com este problema de saúde pública. 

O pedido é para que os familiares não deixem nas sepulturas vasos e outros objetos que possam armazenar água e assim, ajudem a controlar a infestação do mosquito Aedes Aegytpi, transmissor da Dengue e outras doenças.

Segundo Ane Mirian, responsável pelo setor de Endemias, muitas larvas estão sendo encontradas e a situação deverá se agravar nos próximos dias levando em consideração também o clima favorável: "Estamos muito preocupados com a quantidade de focos que estão sendo localizados e pedimos aos moradores que tirem apenas cinco minutos a cada dois dias para vistoriar o quintal e eliminar os locais com água acumulada," destaca.

A preocupação em relação à Dengue é de toda a secretaria de Saúde que inclusive irá instalar faixas de orientação nos cemitérios ainda nesta semana. "Estamos antecipando a campanha de prevenção às doenças endêmicas e pedimos a colaboração da população no dia de Finados para que não deixe nenhuma embalagem plástica e prefiram flores naturais que não acumulam água," pontua o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Felipe Menin.

Consequências

O vírus da Dengue pode infectar o mesmo indivíduo até quatro vezes, sobretudo, os sintomas se manifestam com mais severidade a cada infecção, provocando uma resposta exacerbada ao vírus.

Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR