Convênio com Itaipu prevê a instalação de hortas e recuperação de nascentes

  • 04/10/2021

No mês de setembro iniciaram as ações realizadas pelas Gestoras de Educação Ambiental do Município de Santa Helena, através do Convênio Linha Ecológica em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros.

Os temas Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território desenvolvidos no programa estão baseados em conceitos e valores para sociedades sustentáveis e cada ação educativa está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, o que facilita o entendimento desses objetivos de maneira prática. 

Conforme a gestora ambiental, Diana Pivatto, estão previstas no Município de Santa Helena três oficinas de recuperação de nascentes, duas de cisternas, duas de horta comunitária ou escolar e duas de grafite.: "A primeira ação foi iniciada no dia 24 de setembro foi iniciada a ação educativa envolvendo aproximadamente 22 estudantes do 3º ano A do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tancredo Neves e iremos dar seguinte nas atividades previstas neste convênio," explica.

Durante a ação educativa da Oficina de Horta os estudantes aprenderam a organizar os canteiros e como preparar o solo para o plantio das mudas de hortaliças.

Todos os estudantes se envolveram na atividade e realizaram o plantio de diversas hortaliças, como alface, repolho, beterraba, salsa, cebolinha e couve. E, no dia 30 de setembro os estudantes realizaram o plantio das hortaliças e as espécies vegetais foram identificadas com placas e os estudantes farão o acompanhamento do crescimento.

Oficina de Recuperação de Nascente 

A segunda ação realizada é a Oficina Recuperação de Nascente, a atividade iniciou no dia 29 de setembro na localidade de Linha Aparecida no Distrito de São Clemente no Município de Santa Helena.

O público envolvido nesta ação foram 19 estudantes e uma professora do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Verônica Zimermann do Distrito de São Clemente e contou com o apoio da Subprefeitura da localidade de Sub-Sede São Francisco. E para finalizar a atividade de revitalização da nascente os estudantes realizaram o plantio de espécies frutíferas nativas. 

Todas as oficinas têm caráter formativo, pedagógico e multiplicador, assim, os estudantes participam da oficina e multiplicam os conhecimentos adquiridos.

Vale ressaltar que a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros são os grandes parceiros do município e se preocupam com a educação ambiental e isso tem feito a diferença na vida de muitas pessoas.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR