Com seca, produtores têm perda aproximada de 40% em Santa Helena (vídeo)

  • 21/05/2021

A escassez de chuvas vem prejudicando o desenvolvimento do milho segunda safra, que é plantado sempre no início de janeiro, e vem deixando os agricultores apreensivos quanto à produtividade das lavouras.

Aqui em Santa Helena, e em boa parte do Paraná, a projeção é que a colheita da segunda safra do grão tenha a menor produtividade desde os últimos anos.

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Osmar Ben, mesmo estando já na segunda quinzena de maio, algumas lavouras continuam na fase do pré-pendão "essas lavouras nem entraram ainda na fase de florescimento, fazendo com que o milho perca o seu potencial produtivo".

Osmar explica ainda, que mesmo as melhores variedades estão apresentando perdas por causa da falta de chuvas: "essas perdas dependem muito do híbrido plantado e qual a tecnologia utilizada, porém o que mais esta afetando, é a seca".

Em Santa Helena, aproximadamente 40% das lavouras plantadas estão sofrendo perdas em relação à média regional. "Em muitas regiões, as perdas estão piores que no ano passado, lembrando que em 2020, tivemos uma safrinha ruim" comenta o engenheiro agrônomo.

Além disso, outro fator que vem prejudicando os agricultores é a presença de pragas. Osmar ressalta que se chover, pode reduzir expressivamente a população de pragas e o agricultor se quer precisará fazer o controle com defensivos agrícolas.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR