Vídeos temáticos e eventos online comemoram o Dia Mundial da Água

  • 19/03/2021

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, vai divulgar vídeos temáticos durante a próxima semana. Além disso, haverá quatro eventos a partir de segunda-feira (22). Na sexta-feira (26), a secretaria e a Sanepar promovem o webinar sobre os cinco instrumentos de gestão de Recursos Hídricos.

“As ações buscam a conscientização, preservação e sensibilização das pessoas para proteger os bens naturais e garantir a vida”, afirma o secretário da pasta, Márcio Nunes.

Os recursos hídricos são destinados ao abastecimento público da água e esgotamento sanitário, uso industrial, irrigação agrícola, produção de energia elétrica, navegação, atividades de lazer e recreação e a preservação da vida aquática. Estima-se que no planeta há cerca de 1,39 bilhão de quilômetros cúbicos de água. O Brasil concentra aproximadamente 12% desse volume.

No Paraná, o maior consumo de água se dá para o abastecimento público, com 44% do total, seguido da demanda industrial com 24%, agricultura com 20% e pecuária, com 12%.

CRISE – O Estado está há um ano em crise hídrica. Por isso, o Dia da Água é um momento para discutir a importância desse bem natural, sempre tão abundante no Estado, e que agora está em uma condição bastante difícil, lembra o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. “Neste momento de crise hídrica, de pandemia, a população paranaense deve entender que a condição dos recursos hídricos está precária e o uso deve ser consciente”.

COMITÊS  O Paraná possui 16 bacias hidrográficas, que somam 196 mil quilômetros quadrados de extensão. O gerenciamento delas é de competência dos nove Comitês de Bacias Hidrográficas, vinculados ao Instituto Água e Terra (IAT).

Os comitês são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica, e suas decisões influenciam na operacionalização do setor produtivo do Estado.

“Os cuidados com as áreas naturais podem evitar secas e estiagens que afetam muitos ramos econômicos, como agricultura, abastecimento e eletricidade”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

VÍDEOS  Turismo aquático e de aventura, gerenciamento das bacias hidrográficas, repovoamento dos rios, águas subterrâneas e monitoramento dos rios são os assuntos abordados nos vídeos. Os materiais serão publicados na página do Facebook da Sedest.

AEN | Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR