Governo fortalece pesquisa e extensão voltadas à agroecologia

  • 24/12/2020

As orientações sanitárias com vistas à prevenção contra a contaminação e disseminação do novo coronavírus isolaram muitas pessoas nas residências. Com isso, houve um aumento no preparo da comida caseira e na escolha de produtos mais saudáveis, destacando-se os agroecológicos.

Para atender cada vez mais esse público, o Estado implementa um programa de promoção da agricultura orgânica. A proposta é incorporar mais 7 mil produtores à atividade, totalizando em torno de 10 mil agricultores nesse ramo.Com isso, prepara o caminho para atingir 100% da alimentação escolar proveniente da agroecologia. Em 2018, era de 8%, e, este ano, chegou a 17%, superando a meta de 15%.

Para isso, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) uniu a pesquisa agroecológica e a extensão rural, facilitando o trabalho de reconversão das propriedades e auxiliando na construção de bases produtivas capazes de atender a merenda escolar e o mercado consumidor como um todo.

PESQUISA - O Paraná é um dos líderes nacionais na produção de alimentos orgânicos, concentrada, sobretudo, em hortaliças. Mas outras cadeias, como do feijão e leite, já estão na mira do IDR-Paraná.

O cadastro do Ministério da Agricultura aponta pouco mais de 3,5 mil produtores, que representam 17,54% do total do País. O órgão federal registra que a atividade é desenvolvida em 177 municípios, onde estão 3.363 unidades produtivas.

A determinação do IDR-Paraná é ampliar as unidades de pesquisa e capacitação voltadas à agroecologia para várias regiões do Estado. Além da estação em Pinhais, outra está se instalando em Ibiporã. Em Santa Tereza do Oeste também há destinação de quatro hectares para ensaios em agroecologia.

O trabalho envolverá investigações sobre manejo do solo e plantio direto de hortaliças, além de estudos para produção de frutas orgânicas, particularmente uvas rústicas, amora e mirtilo. A área ainda é explorada com cultivos convencionais e a transição para o sistema orgânico deve se estender por cerca de um ano.

A experiência será estendida, em paralelo, para propriedades particulares da região como unidades de validação do projeto. O IDR-Paraná projeta ampliar pesquisas agroecológicas nas estações experimentais de Cambará, Guarapuava, Irati, Paranavaí e Pato Branco.

AEN | Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR