Cão de estimação de ex-prefeito de Santa Helena é atacado por urutu
- 11/07/2018
Um cachorro de estimação de raça americana foi atacado por uma urutu cruzeiro na tarde ontem em um sítio na Linha Vera Cruz, em Santa Helena. Conforme relato do dono do animal, o ex-prefeito Giovani Maffini, um funcionário estava realizando a manutenção da cerca que divide a propriedade da Reserva de Itaipu e "Tufão", como é chamado estava por perto. Em determinado momento ele começou a latir e ao verificar o que acontecia, o funcionário avistou a serpente de aproximadamente 1,5 metros e o cachorro, para defender o dono, acabou investindo contra ela que reagiu e picou o rosto do cão. O animal ficou muito inchado minutos após ter o veneno injetado e imediatamente recebeu medicamento que coibi a ação do veneno, mas mesmo assim Gico acredita que ele não irá sobreviver.
Principais características da cobra
- A Bothrops Alternus, popularmente conhecida como urutu cruzeiro, é uma cobra muito venenosa. Seu veneno é um dos mais tóxicos entre todas as cobras encontradas em território brasileiro.
- A cobra urutu cruzeiro vive, em média, vinte anos.
- Possui as presas vazadas por canais, utilizados para inocular o veneno, que é produzido pelas glândulas.
- Seu período de atividade é crepuscular (no final da tarde) e a noite.
- Uma cobra adulta desta espécie possui de 1,10 a 1,60 metros de comprimento.
- É uma cobra agressiva quando se sente ameaçada. Possui o bote muito rápido, dificultando assim a fuga de sua presa.
- Possui a pele com a presença de três cores: castanho-escuro, castanho-claro e bege. O castanho-claro é a cor de fundo da pele, possuindo desenhos em castanho-escuro em formato de letra “U”.
Habitat
- A cobra urutu cruzeiro vive em áreas de matas, campos e brejos nas regiões sul, centro-oeste e sudeste do Brasil. É encontrada também em regiões de campos da Argentina e Paraguai.
Alimentação
- A urutu cruzeiro se alimenta basicamente de lagartos, aves, ratos, preás, camundongos e outros mamíferos de pequeno porte.
Reprodução
- A fêmea dá a luz de 10 a 18 filhotes, geralmente na época do verão.
Fonte: (Toda Biologia)
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários