Campanha de vacinação contra a Gripe é prorrogada
- 14/06/2018
Pessoas que fazem parte do grupo prioritário na campanha de vacinação contra a gripe têm mais uma semana para receber a imunização. O período de vacinação foi prorrogado até o dia 22 de junho. Esta é a terceira vez que o Ministério da Saúde amplia o prazo da campanha.
A vacina está disponível nas 110 unidades básicas de saúde de Curitiba. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 18h.
Curitiba já atingiu 79% da meta entre os grupos prioritários. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos são os grupos que apresentam menor cobertura, com 52,8%, 55% e 55,1%, respectivamente.
“A orientação é para que os doentes crônicos, gestante e pais com filhos na faixa etária indicada procurem as unidades de saúde nestes últimos dias de campanha e aproveitem para fazer a vacina”, alerta o diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba da SMS, Alcides Oliveira. Ele afirma ainda que dúvidas podem ser esclarecidas nas unidades de saúde.
Não há necessidade de gestantes e crianças na faixa etária indicada passarem por consulta médica para a prescrição da vacina. Já os doentes crônicos precisam apresentar a prescrição médica, caso não façam acompanhamento na unidade de saúde.
Grupos prioritários para vacina contra gripe
Para tomar a vacina, basta ir a uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial. Em alguns casos, é necessário apresentar também um documento que comprove que o usuário se enquadra em algum destes públicos:
Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como trissomias, doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e transplantados (neste caso, se não fizer o acompanhamento na unidade de saúde é preciso apresentar solicitação ou prescrição médica com o motivo da indicação da vacina);
Gestantes, independente do mês gestacional;
Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê (apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);
Trabalhadores da saúde (apresentar declaração do vínculo de atuação);
Professores de escolas públicas ou privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua).
MASSA NEWS
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários