Certificação para profissionais de teste de software passa a ser aplicada no Oeste do Paraná

  • 24/02/2020

 Um novo serviço prestado a partir de fevereiro de 2020 possibilitará mais qualidade, melhor desempenho e mais satisfação dos clientes de tecnologia da informação (TI), na região Oeste do Paraná. A Universidade Paranaense (Unipar), por intermédio de parceria com a AbramTI, passa a oferecer a prova para certificação dos profissionais em testes, ou seja, de quem vai buscar a perfeição dos produtos das empresas desenvolvedoras.

Conforme o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unipar, unidade de Toledo, Fernando Botelho, no Paraná até ano passado, quem queria fazer a prova precisava se deslocar a Maringá, Londrina, Curitiba ou Dois Vizinhos. “A distância gerava custos e perda de tempo com deslocamento, o que dificultava a obtenção da certificação por muitos profissionais. Inclusive, essa demanda partiu de um egresso do curso que enfrentou esse problema em anos anteriores”, observa.

A partir de convênio com a AbramTI, inicialmente os profissionais poderão optar por três novas opções de locais por meio da Unipar, Toledo, Umuarama e Cianorte. A AbramTI é mantenedora do Brazilian Software Testing Qualifications Board (BSTQB), representante exclusivo do International Software Testing Qualifications Board (ISTQB), no território nacional para realização de exames de Certificação Internacional em Teste de Software.

De acordo com Fernando Botelho, são doze certificações com reconhecimento internacional na área de testes e qualidade de software e uma na área de análise de requisitos. “É uma garantia maior de que o produto atende aquilo que ele se propõe a fazer”, observa. “Se tiver um teste bem estruturado, o nível de satisfação do cliente aumenta, pois você estará entregando um produto com menos erros”, conclui.

Conhecimento agregado

A importância desta certificação é muito grande, segundo Botelho. “Esta é mais uma parceria que visa fortalecer as empresas e nosso ecossistema da região, e consequentemente, melhorar o desempenho das empresas de TI por meio da qualificação de profissionais. Nosso propósito é formar e qualificar profissionais e tudo que estiver em nosso alcance como promotor ou parceiro, iremos fazer”, destaca.

Para a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), a parceria para oferecer as provas na região é um avanço importante. “Com certeza teremos uma base de profissionais com melhores requisitos e, consequentemente produtos mais imunes a falhas”, observa o presidente, Marcio Pinheiro.

A certificação

A AbramTI destaca que, para os testadores, a certificação gera conhecimento e habilidade avaliada de forma independente; aumenta as perspectivas no mercado de trabalho; possibilita adicionar o "ISTQB Certified Tester" em seu currículo.

Os empregadores que têm uma equipe certificada, podem ter vantagem competitiva organização, com melhores práticas e testes estruturados. Para as organizações de consultoria, uma equipe certificada pode oferecer serviços de alto nível aos clientes, aumentando as receitas e o valor da marca.

A adoção do esquema de certificação do ISTQB em uma organização pode ajudar a recrutar e reter pessoal de alto nível, podendo ainda ajudar as organizações a manterem-se em dia com as inovações do teste, segundo a AbramTI.

Mais informações sobre as certificações em: www.abramti.org.br.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR