Pouca gente sabe, mas consumidor do Paraná não precisa perder tempo e dinheiro para reclamar
- 20/11/2019
O consumidor ainda tem desperdiçado tempo desnecessário na hora de reclamar. O Procon-PR continua recebendo um grande número de pessoas que poderia ter solucionado sua queixa sem sair de casa e sem gastar dinheiro com transporte até o órgão de defesa do consumidor.
O site Consumidor.gov.br, que também possui um aplicativo para celular, tem resolvido reclamações desde 2014, mas ainda é pouco conhecido do público. Nele, é possível apresentar uma queixa a qualquer hora em qualquer dia da semana. A única exigência é que a empresa reclamada esteja cadastrada no site. E as principais já estão lá.
O Consumidor.gov.br foi criado pelo Governo Federal, com a colaboração dos Procons estaduais. Não há custo para o consumidor, que só precisa estar conectado à internet para apresentar sua queixa.
E o índice de solução dos casos é alto. Em 2018, o Consumidor.gov resolveu 81% das denúncias em tempo médio de 6,5 dias.
No entanto, a maioria ainda não conhece essa ferramenta. Desde seu lançamento em 2014 até 2019, o site recebeu 2,3 milhões de reclamações contra empresas em todo Brasil. Os 900 Procons espalhados por todo país somaram cerca de 16 milhões nesse mesmo período.
“A vida do consumidor seria muito mais fácil se todos conhecessem o Consumidor.gov.br”, diz a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. “É um instrumento de cidadania oferecido pelo Governo do Paraná, que permite que consumidores exerçam seus direitos de uma forma fácil, moderna e efetiva, sem precisar se deslocar”, afirma. “O uso vem crescendo, mas não na proporção que gostaríamos”, explica.
“A gente está aqui e vai continuar aqui no Procon, atendendo todos com muito amor. Mas o Consumidor.gov.br é uma ferramenta de fácil acesso. Mesmo a pessoa mais humilde consegue fazer. É intuitivo. Você faz um relato simples. Dá para anexar fotos e documentos. Até o smartphone mais simples pode ser usado”, comenta. “A maioria dos casos pode ser solucionada por essa ferramenta e a pessoa não precisa vir fisicamente ao Procon”, alerta. “Eu não quero eu a pessoa gesta o dinheiro dele para vir. E a nossa ideia não é tirar o consumidor do Procon. Sempre vai ter o público que vai vir aqui e sempre estaremos aqui. A ideia é facilitar a vida das pessoas”, ressaltou.
Quase todos os casos eram contra bancos e empresas de telefonia. Só em 2019 ele entrou com 27 queixas pelo site. “Fiz tudo pelo site. Evita de você ficar horas no telefone tentando falar com o operador e te jogando de um ramal para outro; e sem solução”, declarou Pissaia.
Nota Paraná e outras tecnologias ajudam
COMO RECLAMAR
EFICIÊNCIA DO APLICATIVO
NO PROCON
Com inf, Bem Paraná | Foto: Reprodução.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários