No paraná, 6,8 milhões de pessoas têm obesidade; Santa Helena quer mudar este cenário

  • 11/10/2019

A obesidade é uma epidemia mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Só aqui no Paraná, de acordo com dados de 2017 da Secretaria de Estado da Saúde, 60% da população – ou 6,8 milhões de paranaenses – está com excesso de peso. Em Curitiba, o índice chega a 50%.

O número do estado é maior do que o nacional. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira (55,7%) tem sobrepeso e 19% está obesa.

Para conscientizar as pessoas sobre os riscos associados à doença crônica, a OMS estipulou o dia 11 de outubro como o Dia Mundial da Obesidade. A ideia é estimular a discussão a respeito do problema e promover a adoção de hábitos saudáveis.

“É preciso incentivar a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e a redução do estresse, que são alguns dos fatores que geram o excesso de peso”, disse o conselheiro executivo da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), Caetano Marchesini.

Outro quesito importante no combate à doença, segundo Marchesini, é tratar do assunto desde cedo em casa. Isso porque, de acordo com dados da Federação Mundial de Obesidade, até 2025 11,3 milhões de crianças terão excesso de peso no país.

“Os pais e responsáveis devem dar exemplo e promover o consumo de alimentos saudáveis, por meio de uma dieta equilibrada,  em substituição às comidas rápidas e industrializadas”, falou Marchesini.

PROCURA POR CIRURGIAS BARIÁTRICAS CRESCE NO PAÍS

Por causa da epidemia da obesidade, o país também tem registrado aumento na procura por cirurgias de redução de peso. O número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou quase 85% entre 2011 e 2018, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Foram 424.682 pessoas operadas.

No Paraná, de acordo com a Secretária da Saúde, no ano passado ocorreram 6.601 internamentos para a realização da cirurgia bariátrica. Só entre janeiro e julho deste ano, ainda de acordo com o órgão, foram 3.640 internamentos.

OBESIDADE E CÂNCER

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer e especialistas fazem um alerta: o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo estão no topo dos fatores que contribuem para o aparecimento de, ao menos, 14 tipos de câncer. São eles: mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo, esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

O QUE É OBESIDADE

A obesidade, segundo o Ministério da Saúde, é “o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do cotidiano”.

O indivíduo obeso é aquele com índice de massa corporal (IMC) é superior a 30. Aqueles com IMC de 25 a 29,9 são considerados com sobrepeso.

Com mil participantes, começa o Santa Helena Saudável 

Na última quarta-feira (9) foi dado o pontapé inicial do programa Santa Helena Saudável. Os líderes das 100 equipes inscritas participaram do congresso técnico do programa, onde tiveram acesso ao regulamento, receberam informações gerais e foram orientados sobre como será o funcionamento de cada etapa.

“Ficamos muito felizes com essa grande participação popular, os líderes conheceram o regulamento, que foi votado e aprovado pela maioria, tudo definido de forma muito democrática e transparente. Tenho certeza que o programa será um sucesso, trazendo qualidade de vida e melhorando a saúde do nosso povo” destaca o prefeito municipal, Evandro Miguel Grade (Zado). 

Durante o encontro, foi repassado o regulamento da competição e os líderes de equipe tiveram a oportunidade de dar sua opinião e sugerir mudanças e melhorias. Foram divulgadas datas de atividades, critérios de pontuação, forma de avaliação, entre outros. Após a apresentação e discussão dos temas, a grande maioria aprovou o regulamento em votação. 

“O congresso foi muito positivo e a adesão da população foi fantástica, agora vamos coletar os dados e realizar os exames necessários, como aferição de índice glicêmico, colesterol e peso. Terminando essa parte, dia 17 de outubro faremos a abertura das atividades no Balneário” explica Marco Antonio Damke, Secretário Municipal de Esportes e Lazer.

Segundo Luis Carlos de Camargo, participante do projeto, o trabalho em grupo é uma motivação a mais para realizar as atividades. “Eu sempre acreditei que a prevenção é melhor que o remédio. Parabenizo os idealizadores desse programa, que além de nos permitir cuidar da própria saúde, possibilita ajudar os amigos, pois o trabalho será realizado em equipe. Acredito que esse espírito coletivo é o principal motivador para fazer o projeto funcionar” destacou. 

Para saber mais sobre o programa, acesse: Santa Helena Saudável 

Xeretando com inf, Paraná Portal e Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874


Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR