São Roque: Horta Escolar incentiva alunos a produzir alimentos saudáveis (vídeo)

  • 20/09/2019

Em São Roque, no interior de Santa Helena, as escolas Pedro Alvares Cabral e Colégio Estadual do Campo São Roque que vem trabalhando em dualidade administrativa, implantaram o projeto “Horta Escolar”.

Este projeto consiste na produção de chás, hortaliças e peixes. A horta é toda irrigada com águas das chuvas, que são captadas das calhas das escolas e armazenadas em uma cisterna com capacidade de 120 mil litros. O espaço onde fica a Horta Escolar tem 220 metros quadrados, totalmente cercada e coberta com sombrites, que protege as plantas contra o sol.


Além de tudo, esses alimentos produzidos na Horta Escolar são utilizados na complementação da merenda escolar. Segundo o servidor público Rui Becker,  um dos responsáveis pela Horta Escolar comenta quais são os alimentos que plantados na horta. “Aqui é produzido Alface, repolho, couve-folha, beterraba, rabanete, agrião, cenoura e temperos verdes. Tudo isso é para o uso da escola, sendo usados na merenda escolar”.

Além disso, ao lado a horta, foi implantado o sistema de aquaponia, que consiste na produção integrada de peixes e hortaliças. Esses espaços são utilizados como forma de aprimoramento das atividades desenvolvidas em sala de aula, associando a teoria com a pratica.

Erica Klein, diretora da rede municipal de ensino fala sobre a importância de se manter um projeto desses no ambiente escolar. “Esse projeto permite aos educandos descobertas em técnicas de plantio, cuidado e preparo do solo, onde eles podem analisar o desenvolvimento das plantas de acordo com cada plantio, incentivo ao uso de verduras, complementa a merenda escolar e prevê o tempo necessário para cada colheita de acordo com cada produto”.

Segundo a diretora, pode-se perceber alguns resultados desde a implementação do projeto Horta Escolar “pode-se perceber uma mudança alimentar consciente, economia de água, melhor fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula e disseminação de praticas de cultivo e plantio”. 

Uma das merendeiras que trabalham na escola, Claudete Kuffel, relata que desde que as verduras e hortaliças que são preparados aos alunos vem da Horta Escolar, muitos deles começaram a ter uma alimentação mais saudável. "Muitos deles chegam a fazer um prato só com as saladas, e acabam dividindo em sua rodinha de amigos que sentam juntos nas mesmas" ressalta.

Plantação de Peixes: Aquaponia

A Itaipu Binacional em parceria com o Colégio Estadual do Campo São Roque, distrito de Santa Helena, estão realizando um projeto de aquaponia. O projeto faz parte das ações de desenvolvimento sustentável, presente nas ações da Itaipu em seu programa “Produção de Peixes em Nossas Águas” implementadas pela Superintendência de Gestão Ambiental (MA.CD), da Diretoria de Coordenação.

O colégio é pioneiro nessa técnica inovadora e serve de demonstrativo ás pessoas que queiram implantar essa técnica em sua propriedade. Eles tem, na escola, um livreto com todas as especificações de como construir, montar e cuidar da sua aquaponia.

A implantação do sistema foi em parceria com a Itaipu, escolas de São Roque, administração municipal de Santa Helena e a Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes. 

Com inf, Xeretando.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR