Epidemiologia alerta para importância da dose extra do Sarampo
- 23/08/2019
A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica está oferecendo a dose extra da vacina contra o Sarampo especificamente para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias e também para os profissionais de saúde.
A medida segue as orientações do Ministério da Saúde e visa intensificar a vacinação nesse público alvo da doença, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A ação é uma resposta imediata do aumento de casos da doença em alguns estados, incluindo o Paraná.
Esta ação é preventiva e deve alcançar as crianças que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
Conforme a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Rosângela Disarz, é importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação da Criança: “Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais ou responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses, (2ªdose) e para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina,” explica a profissional de saúde.
Todas as Unidades Básicas de Saúde estão aptas a aplicar a vacina.
Assessoria
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários