Coincidência histórica marca o duelo entre Athletico e Grêmio na Copa do Brasil
- 14/08/2019
Athletico Paranaense e Grêmio começam a definir uma vaga na decisão da Copa do Brasil 2019 nesta quarta-feira (dia 14) às 21h30, na Arena do Grêmio, na partida de ida da semifinal. O jogo de volta está marcado para 4 de setembro, na Arena da Baixada.
Em toda história da Copa do Brasil, criada em 1989, os dois clubes já se encontraram quatro vezes: em 1996, em 2013, em 2016 e em 2017. Só em 2013 o time paranaense levou a melhor. O duelo ocorreu pelas semifinais. O Furacão venceu na Vila Capanema por 1 a 0, com gol de Dellatorre, e segurou o placar de 0 a 0 fora de casa. Na final, perdeu para o Flamengo.
O Grêmio passou pelo Athletico nos confrontos das oitavas de final de 1996, das oitavas de 2016 e nas quartas de 2017. Em 2016, aliás, o time gaúcho ficou com o título. Foi o quinto troféu do Grêmio na competição – é o segundo maior vencedor, atrás apenas do hexacampeão Cruzeiro. Já o Athletico nunca conquistou esse título – a melhor campanha foi o vice de 2013.
COINCIDÊNCIA HISTÓRICA
A última derrota do Grêmio em casa pela Copa do Brasil foi há quase três anos. Ela ocorreu em setembro de 2016, pelas oitavas de final. E, curiosamente, foi para o Athletico Paranaense, pelo placar de 1 a 0, com gol do centroavante André Lima. No entanto, o time gaúcho ficou com a vaga na decisão por pênaltis, por 4 a 3.
Depois daquele duelo, o Grêmio recebeu mais dez adversários em casa pela Copa do Brasil, acumulando seis vitórias e quatro empates.
O duelo desta quarta-feira tem outra coincidência histórica. O Athletico enfrenta jejum como visitante na Copa do Brasil. A última vitória fora de casa na competição foi exatamente aquela sobre o Grêmio, em 2016. Depois daquele duelo, foram oito partidas longe da Arena nessa competição, com sete empates e uma derrota.
O ponto positivo é a sequência de empates fora de casa do Furacão na Copa do Brasil. Foram seis empates seguidos como visitante na competição – para Caxias, Ceará, São Paulo e Cruzeiro em 2018 e para Fortaleza e Flamengo em 2019. A última derrota também foi para o Grêmio, em 2017, por 4 a 0 — mais uma coincidência para a lista de 'curiosidades' do duelo.
ESCALAÇÃO
Os laterais-esquerdo Abner Vinícius e Adriano foram contratados após o prazo de inscrições e também não podem defender o Athletico na Copa do Brasil.
O zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho seguem afastados, devido ao caso de doping.
PREMIAÇÃO
GRÊMIO
GRÊMIO x ATHLETICO
Com inf, Silvio Rauth Filho | Foto: Geraldo Bubniak
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários