Athletico busca título no Japão por prêmio e para 'elevar o nível'
O Athletico Paranaense disputa nesta quarta-feira (dia 7) às 7 horas da manhã (de Brasília) o título da ex-Copa Suruga, agora chamada de J.League YBC Levain Cup/Conmebol Sudamericana Championship. O confronto, às 19 horas do horário local, será no BMW Hiratsuka Stadium, contra o Shonan Bellmare.
O troféu ocorre anualmente desde 2008. É a disputa entre o campeão da Copa da Liga Japonesa e o campeão da Copa Sul-Americana. O Internacional, comandado pelo técnico Tite, é o único brasileiro campeão do torneio – venceu o Oita Trinita na decisão de 2009.
Das 11 edições, os japoneses venceram seis e os sul-americanos, cinco. Clique aqui para ver a lista com todos os campeões.
A disputa ocorre em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Cada equipe poderá fazer seis substituições ao longo da partida.
A premiação é de US$ 200 mil (R$ 800 mil) para o campeão.
Clique aqui para saber mais sobre o Shonan Bellmare.
NÍVEL
O técnico do Athletico Paranaense, Tiago Nunes, destacou a importância da partida desta quarta-feira, em entrevista coletiva na véspera do jogo, no Japão. “As conquistas marcam a história, as conquistas não são apagadas e cada vez que você consegue conquistar algo importante, ainda mais se tratando de um título internacional, isso aí eleva o nível do futebol brasileiro, em especial do Athletico, que está buscando esse objetivo”, declarou o treinador. “Estamos muito felizes de poder vir ao Japão e disputar essa competição, esse jogo importante para a história do Athletico Paranaense. É um duelo de campeões, um duelo de equipes que têm importância, que venceram essa oportunidade de disputar este título”, afirmou.
ESCALAÇÃO
A sequência de jogos do Athletico nos próximos dias vai interferir na escalação para esta quarta-feira, admitiu Tiago Nunes. “Já tenho uma ideia da equipe que deve iniciar a partida, mas, naturalmente, a gente só vai expor isso minutos antes do jogo, dentro do regulamento. A própria escolha dos atletas que vieram também se levou em consideração não só os jogadores com ótimas condições de disputar a partida, mas também pensando na sequência dos campeonatos que temos pela frente. Alguns jogadores importantes também ficaram no Brasil. Já temos um jogo importante no domingo, frente ao Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro”, disse o treinador. Depois do jogo com o Botafogo, o Athletico volta a jogar na quarta-feira (dia 14), contra o Grêmio, pela Copa do Brasil.
FUSO
Tiago Nunes também falou sobre o fuso horário. “Para nós, está sendo um desafio grande, até porque são 12 horas de diferença no fuso e nós com pouco tempo de adaptação. Então, naturalmente, estamos tentando fazer o máximo de esforço para, o mais rápido possível, nos encontrarmos em estado normal, principalmente por estarmos em meio à temporada, no meio da disputa de tantos jogos. Disputamos um jogo na Argentina na semana passada e, em sete dias, estamos do outro lado do planeta disputando mais uma competição internacional importante. Então, estamos fazendo o máximo possível para diminuir os problemas”, comentou.
SHONAN
Em relação ao adversário, o técnico do Athletico fez sua análise. “É uma equipe de muita velocidade, uma equipe de muita qualidade nas ações técnicas, uma equipe que tem uma organização tática excelente. Então, consequentemente, é um jogo com uma margem de erro muito pequena. Por se tratar de um jogo único, uma final, a equipe que tiver um nível de erro menor terá mais possibilidades de vencer”, analisou.
DESFALQUES
O Athletico não levou os reforços mais recentes para o Japão. Os laterais Adriano (ex-Besiktas, Barcelona e Coritiba) e Abner Vinícius (ex-Ponte Preta) ficaram em Curitiba. Adriano ainda não tenha condicionamento físico ideal. Também ficaram no Brasil os zagueiros Robson Bambu, o lateral-esquerdo Abner (ex-Coritiba), os volantes Rossetto e Erick e o ponta Vitinho. O zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho, afastados por doping, também não viajaram para o Japão.
SHONAN BELLMARE x ATHLETICO
Shonan: Akimoto; Yamane, Leandro Freire e Ohno; Suzuki, Saito, Kaneko e Sugioka; Matsuda, Taketomi e Yamasaki. Técnico: Cho Kwi-jae
Athletico: Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington e Bruno Guimarães; Marcelo Cirino, Nikão e Rony; Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes
Árbitro: Muhammad Taqi Aljaafari Bin Jahari (Singapura)
Local: BMW Stadium Hiratsuka, em Hiratsuka (Japão), quarta-feira às 7 horas
TV: ESPN Brasil
Com inf, Silvio Rauth Filho | Foto: Reprodução/youtube
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no Whats Xeretando (45) 9.9824-7874
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários