Com deputados e senadores pré-candidatos, eleição de 2020 começa a influenciar Congresso
- 23/06/2019
"A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) é líder do governo no Congresso Nacional, está na linha de frente das articulações para a aprovação da reforma da previdência e frequentemente participa de agendas ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A lista de atribuições da parlamentar, que já é longa, ganhou recentemente mais um elemento: ela foi lançada como pré-candidata do seu partido para a prefeitura de São Paulo.
As eleições municipais ocorrerão apenas em outubro de 2020 – ou seja, daqui a cerca de um ano e quatro meses. Mas a indicação de Joice não é um caso isolado. Aos poucos, deputados federais e senadores começam a se envolver na disputa que decidirá os novos prefeitos, vices e vereadores das mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
As pré-candidaturas colocadas no estágio atual não têm valor jurídico. São o resultado de movimentações de políticos e partidos que, em muitos casos, apresentam nomes para verificarem a aceitação que eles podem ter diante dos eleitores. Já outras são de pré-candidatos que têm no cargo do Executivo sua principal prioridade, e que estão exercendo atualmente mandato no Congresso como “prêmio de consolação”. A oficialização das candidaturas ocorrerá ao longo de 2020, quando os partidos e coligações realizarão suas convenções. Em 2016, ano da última disputa municipal, esse período se encerrou em 5 de agosto.
O levantamento que a Gazeta do Povo fez sobre as pré-candidaturas de deputados federais e senadores indicou que as movimentações não fazem distinção ideológica e nem regional: do PSL ao PSOL, da região Norte à região Sul há parlamentares se mobilizando para as eleições de 2020.
Em busca do retorno
Algumas pré-candidaturas são de parlamentares que já ocuparam a cadeira de prefeito no passado e desejam voltar para o comando do Executivo de suas cidades. Neste grupo se encontram, por exemplo, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que estuda se candidatar a prefeito de Manaus, e Mauro Nazif (PSB-RO), atualmente deputado federal e ex-prefeito de Porto Velho.
Outros três deputados federais e ex-prefeitos que podem concorrer em 2020 são Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), em Belém, Luizianne Lins (PT-CE), em Fortaleza, e Gustavo Fruet (PDT-PR), em Curitiba. Os três foram candidatos à prefeitura de suas cidades em 2016, mas fracassaram."
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários