Tempo deve ajudar a safra de milho inverno a ser produtiva

  • 19/03/2019

Depois da cobertura da 20ª edição da Expodireto Cotrijal, voltamos a falar do milho inverno, que já deixou de ser “safrinha”, não é mesmo?

Já conversamos sobre a importância do planejamento para o plantio do milho inverno para que a produção seja um sucesso. Além de tudo isso, temos que contar com boas condições climáticas, um fator que não podemos controlar, mas podemos nos programar pela ajuda de algumas ferramentas de previsão, oferecidas pelas instituições de meteorologia.

Um estudo detalhado dessas previsões é o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que leva em consideração o clima e o solo de cada região e o ciclo de cultivares, o que permite que nós consigamos identificar o melhor momento de plantar e minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos.

O mais importante é saber (ou tentar prever) quando e quanto vai chover durante o período da safra. Neste ano, por exemplo, o mês de março está bastante chuvoso. Em algumas regiões a chuva até chegou a atrasar um pouco a colheita da soja. Os produtores temem que as chuvas diminuam a partir do mês de abril e possam trazer prejuízos à produtividade do milho.

A boa notícia, entretanto, é que essa não é a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estima uma colheita de milho inverno de 66,6 milhões de toneladas, volume 23,6% maior ao registrado na safra passada.

Águas de março fechando o verão

As previsões atuais apontam uma favorável condição climática para o período. As águas de março devem se estender até abril. Os meses de maio e junho apresentam sinais de chuva, mas para esse período, ainda é cedo para dizer.

Meteorologia

Previsão de chuvas para a região Centro-Oeste

Para o estado de Mato Grosso do Sul (MS), a previsão é de 100% de produtividade no final da safra. Em Goiás (GO), pode chover menos no final dos plantios, podendo prejudicar a safra em até 3%, mas ainda assim mantendo um potencial produtivo elevado. Em Mato Grosso (MT), os produtores não terão problemas de pluviosidade para o período de plantio, podendo atingir nível máximo de produtividade no final da safra.

Previsão de chuvas para a região Sul

Para a região Sul, o Paraná já conta com 91% da área de milho plantada. As previsões de chuva são boas e as expectativas dos produtores também. No início do plantio, o estado sofreu com baixas quantidades de chuva, porém, nos meses de fevereiro e março o clima ajudou os produtores.

O Paraná, que teve uma queda de 40% na produtividade da soja na última safra, espera boas produtividades para a cultura do milho, com médias de até 100 sacas por hectare. Em Santa Catarina (SC), que não houve a antecipação do plantio, a estimativa da produção é boa, já que as temperaturas mais altas para o estado podem auxiliar na produtividade.

E na sua região, amigo produtor, como está o plantio do milho inverno? Quais são as suas expectativas para o final da safra? Deixe seu comentário aqui para mim ou você pode acessar também o Facebook do Boas!

Até logo!

Fonte: canalrural

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR