Saúde explica origens de casos de dengue em Santa Helena

  • 13/03/2019

O município de Santa Helena, por meio do departamento de Endemias, realiza um trabalho incansável no combate ao mosquito Aedes aegypti após levantamento do último LIRAa que apontou índice de infestação do mosquito da dengue em 12,4% quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é apenas 1%.

Neste momento o município contabiliza sete casos de dengue confirmados, sendo que dois casos são importados de pessoas que contraíram a doença em outro estado e cinco casos em pessoas da mesma família e que acabaram contraindo a doença.

Notificações somam-se 43 desde o início deste ano em pessoas que sentiram problemas de saúde com alguns sintomas parecidos com a doença e foram encaminhados para a coleta de exames. “É importante ressaltar que dois casos de dengue são importados de pessoas que estiveram contraindo a doença em outro estado e vieram para o nosso município e outros cinco casos de uma família da área rural, onde estiveram recebendo um parente durante uma visita e este provavelmente estaria contaminado com a doença e como havia foco na propriedade, acabou infectando esta família, mas que já foram tratadas”, comenta Terezinha Bottega, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Nos pontos onde houve o registro da doença, os agentes de endemias realizam um bloqueio, com o objetivo de combater o mosquito vetor. Nesta semana, um novo índice do LIRAa deve ser divulgado em Santa Helena.

Tere Bottega faz um alerta a população para que tirem pelo menos 10 minutos diariamente do seu tempo para fiscalizarem vasos com flores, calhas, caixas d’águas e outros objetos que possam acumular água, pois em períodos chuvosos, o mosquito tende a se proliferar com mais facilidade.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR