Programa “Família Acolhedora” é lançado em Santa Helena
- 22/02/2019
O Município de Santa Helena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na noite desta quinta-feira (21), o lançamento do programa Família Acolhedora, evento realizado na Câmara de Vereadores.
A Família Acolhedora é uma das modalidades de serviço de acolhimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e indicada em lei e por especialistas, como prioritária em relação ao acolhimento institucional.
O acolhimento da criança e do adolescente em ambiente familiar possibilita e estimula a construção de vínculos afetivos individualizados e um atendimento personalizado, garantindo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente nesse período de transição, até que esses retornem para sua família ou, na possibilidade de isso ocorrer, seja encaminhado para adoção.
Dessa forma, esse serviço consiste em cadastrar e capacitar as famílias da comunidade interessadas para receber em suas casas, por um período, essas crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio.
A família cadastrada no serviço receberá acompanhamento psicossocial, orientação, capacitação e um subsídio financeiro durante o período de acolhimento.
Para a secretária de Assistência Social, Fabricia Bedendo Lenzi, o lançamento do programa Família Acolhedora é um marco para Santa Helena e que a partir de agora se torna realidade: “O lançamento do programa foi muito positivo, com a presença de um grande público o que demonstra o interesse da comunidade em fazer parte do família acolhedora. A partir de agora faremos a capacitação das famílias que desejam realizar o acolhimento e aos interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer o cadastro. Já neste início do programa são oito famílias cadastradas”, comenta Fabricia.
Para o Juiz de Direito da Comarca de Santa Helena, Drº Jorge Anastácio Kotzias Neto, o programa tem o objetivo de humanizar o acolhimento da criança que em razão de alguma peculiaridade ocorrida na vida dela, teve que ser afastada do convívio familiar: “Esse projeto liderado pelo Drº Sergio Kreuz tem alcançado todas as comarcas do estado e tem sido fundamental para o resgate da convivência familiar da criança e do adolescente. O poder judiciário de Santa Helena buscará dar todo o apoio necessário ao programa”, destaca Jorge.
Drº Sérgio Luiz Kreuz, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, acredita que inicialmente é necessário mudar o modelo de acolhimento que existe hoje como por exemplo abrigos e casas lares, para o acolhimento familiar que é muito mais humanizado: “Quando a criança passa a ser acompanhada dentro do ambiente familiar, o atendimento é muito mais individualizado, ela recebe carinho, afeto e nesse período que ela precisa estar afastada de sua família, possa receber toda assistência e educação”, comenta Kreuz.
O lançamento do programa também contou com a presença do prefeito Evandro Grade, o Zado, acompanhado de sua esposa Simone Prati Grade, do desembargador, Drº José Augusto Gomes Aniceto, representante do Ministério Público, Bruna Beck dos Santos, presidente do legislativo, Paulo Julio Vasatta, demais vereadores e comunidade em geral.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários