Com decisão de Richa, partidos começam a se definir

  • 28/03/2018

Com a decisão do governador Beto Richa (PSDB) de renunciar ao mandato para disputar uma vaga no Senado, os partidos começaram a definir quem vão apoiar nas eleições para o governo nas eleições de outubro. Em menos de 24 horas após o anúncio do tucano de que deixará o cargo no próximo dia 6, pelo menos quatro siglas já se dividiram entre os três principais pré-candidatos à sucessão estadual: a vice-governadora Cida Borghetti (PP), o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) e o ex-senador Osmar Dias (PDT). E pelo menos nessa largada inicial, Cida - que assumirá o comando do Palácio Iguaçu com a saída de Richa - leva vantagem na disputa, que garante não só apoio político, como tempo na propaganda eleitoral de rádio e televisão. 
Na segunda-feira, mesmo dia em que o governador confirmou sua desincompatibilização, a vice garantiu o apoio de duas legendas: o PSB e o Democratas. O PSB é o caso mais emblemático de como o fato de que ela herdará a força da máquina pública estadual lhe dará vantagem na atração de partidos para sua coligação. 
Desde dezembro 2016, a legenda vinha tentando convencer Osmar Dias a se filiar ao partido para disputar o governo pela legenda. A articulação, porém, esbarrou na disposição do pedetista de concorrer como candidato de oposição, enquanto o PSB é um dos principais partidos da base do atual governo. 
O Democratas também igualmente ofereceu a legenda para Osmar disputar o Palácio Iguaçu, ou se ofereceu a participar de uma coligação com o ex-senador. Da mesma forma como o PSB, porém, o DEM integra o governo Richa e teria dificuldade de alinhar seu discurso a uma postura oposicionista de Osmar. 
E apesar de Richa não ter anunciado oficialmente quem vai apoiar e em qual chapa pretende concorrer ao Senado, já é dado como certa a participação de seu partido, o PSDB, na coligação com Richa. Além disso, a vice também PTB e PROS. No caso do PTB, a legenda deve indicar como segundo candidato ao Senado ao lado do governador, o deputado federal Alex Canziani. 
Bancada
Ratinho Júnior garantiu o apoio do Partido da República (PR), que tem entre seus quadros a deputada federal Christiane Yared, que com 200 mil votos, foi a mais votada no Paraná para a Câmara em 2014, e também planeja concorrer ao Senado. A legenda tem ainda outros dois deputados federais: Fernando Giacobo e Luiz Nishimori, 12 prefeitos, 20 vice-prefeitos e 212 vereadores no Paraná. 
Já Osmar garantiu o apoio do Solidariedade, partido liderado nacionalmente pelo deputado federal Paulinho da Força (SP), presidente da Força Sindical.

BEM PARANÁ

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR