Anac liberou operação de aeronaves VoePass sem gravação completa de dados antes de queda em SP
- 13/08/2024
Em março de 2023, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
autorizou temporariamente, por 18 meses, que os modelos de aeronave ATR 72-500
e ATR 72-121, utilizados pela VoePass, operassem sem gravar oito tipos de
informações na caixa-preta. Esse mesmo modelo de avião caiu na última
sexta-feira (9/8), em Vinhedo, São Paulo, causando a morte de 62 pessoas. A
informação foi divulgada no portal Metrópoles.
Segundo informações divulgadas, os dados que não estavam
sendo registrados incluíam informações críticas do navegador de voo, como
aceleração normal, longitudinal e lateral, além do engajamento do piloto
automático, pressão hidráulica e temperatura externa. Esses parâmetros são
fundamentais para a análise detalhada de acidentes.
A Anac havia estipulado um prazo para que a VoePass
ajustasse todos os 91 parâmetros exigidos pelo Regulamento Brasileiro de
Aviação Civil. De acordo com Ricardo Catanant, diretor da Anac, a ausência
dessas gravações não comprometeria o desempenho operacional da aeronave, mas
ele ressaltou que tais informações são cruciais para investigações em casos de
acidentes aéreos.
As caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo foram
recuperadas e enviadas para análise em Brasília. O chefe do Centro de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar
Marcelo Moreno, informou que os dados foram extraídos com sucesso. O Cenipa
espera apresentar um relatório preliminar sobre o acidente dentro de 30 dias.
A aeronave da VoePass, modelo ATR 72, decolou de Cascavel,
no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Durante o voo, a aeronave perdeu altitude rapidamente e colidiu com o solo no
quintal de uma residência em Vinhedo, resultando em uma explosão. Felizmente,
ninguém em terra foi ferido. A principal hipótese investigada é que o sistema
anticongelamento da aeronave falhou, resultando em acúmulo de gelo e perda de
controle pelo piloto. Durante uma coletiva de imprensa, o brigadeiro Moreno
destacou que não houve comunicação de emergência com a torre de controle antes
do acidente.
Redação Catve com informações do Portal Metrópolis | Divulgação: FAB
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