Paralelo às obras de asfalto no Paraguai, Porto Internacional de Santa Helena vê movimento aumentar
- 06/06/2024
Aduana local já registrou um movimento de 66 milhões de
dólares nos primeiros quatro meses de 2024.
A nova rodovia que ligará Porto Índio à rodovia PY07
(supercarreteira), no Departamento (estado) de Alto Paraná, está num ótimo
ritmo de obras nos dois lotes divididos entre duas empresas.
Já no processo de construção dos dois trechos, começou a
geração de empregos, impulsionando a economia em todo o distrito (município) de
Mbaracayú e outros.
Um dos lotes vai do Km 0 ao Km 27, onde estão sendo
realizadas a instalação de bueiros transversais e a construção da ponte
projetada no Km 20,7.
Além disso, estão sendo feita a movimentação de solo,
colocação de base granular e execução de cavas para verificação das espessuras
das camadas para a formação da estrutura.
Já no lote 2, que vai do km 27 ao km 60,3 da rota PY21, as
obras de sub-base foram iniciadas a partir do km 29,7. O total somando os dois
trechos é de 60,3 quilômetros.
Movimento no Porto Internacional
E a movimentação do comércio exterior entre o Brasil e o
Paraguai via Porto Internacional de Santa Helena tem apresentando excelentes
resultados, principalmente em relação ao ano passado.
Mas, depois de análise dos dados também de 2022, se nota em
2024 um aumento da importação e exportação, dados catalogados oficialmente até
o final do primeiro quadrimestre.
Entre janeiro e abril deste ano, o porto local já movimentou
mais de 66 milhões de dólares relacionados ao transporte superior a 220 mil
toneladas. O principal produto é relacionado à importação de milho, soja e
trigo.
Um dado também interessante é o número de caminhões que
passaram pela Aduana Integrada Brasil Paraguai. Em apenas quatro meses deste
ano, foram 6.680 caminhões, uma média de 1.670 por mês ou 80 por dia.
No ano passado, a média de caminhões por dia no porto ficou
ao redor de 60 caminhões por dia. Tudo isso sem contar o movimento de veículos
de passeio e passageiros.
E o movimento tende a aumentar, pois os dados que estão
sendo tabulados a respeito do mês de maio e atualmente em junho, o fluxo de
caminhões ultrapassa os 150 por dia, praticamente dobrando os números dos meses
anteriores.
Frequência das balsas
A frequência horária das balsas que fazem a travessia Brasil
Paraguai via Porto Internacional de Santa Helena também aumentou, e bastante.
Atualmente, pelo menos 12 viagens de ida e volta estão sendo
feitas, reflexo justamente do aumento significativo das importações nesta época
do ano.
Os horários fixos (hora brasileira), independentemente de
ter carga ou não, com saída de Santa Helena, são sempre às 8h, 10h30, 14h e
16h30, mas agora, há três vezes mais balsas fazendo a travessia ida e volta.
Melhorias
O Município de Santa Helena contratou uma instituição ligada
à Universidade Federal de Santa Catarina, com expertise para fazer uma profunda
análise de tudo que envolve a operacionalidade do porto, visando justamente
ampliar as condições de garantir ainda mais o local como ponto de referência no
comércio exterior entre o Brasil e o Paraguai.
Dezenas de reuniões já foram feitas com inúmeros setores
tanto do Brasil como do Paraguai, para formatar o que acontece atualmente e
projetar o que precisa ser feito.
O complexo portuário de Santa Helena recebeu muitos
investimentos nos últimos tempos e ainda avançará bastante, principalmente em
razão da perspectiva de um forte aumento na movimentação a partir da conclusão
da obra asfáltica no Paraguai.
Um dos facilitadores para o despacho aduaneiro e que diz
respeito á segurança foi a instalação de um escâner por parte da Receita
Federal. O município também contratou a instalação de câmeras de monitoramento.
A área de estacionamento de caminhões e estrutura para
execução dos despachos aduaneiros também passaram por melhorias e nova
licitação para asfaltamento interno está em curso.
Ainda relacionado à perspectiva de aumento da movimentação,
já está sendo moldado um projeto para melhoria das rodovias na região, como
trevos, terceiras pistas e outros.
A iniciativa privada bancará o projeto que deverá ficar
pronto até o final do ano e o Governo do Paraná já assumiu compromisso de
execução das obras estruturantes necessárias.
Os acessos ao Porto Internacional de Santa Helena, também
deverão ser totalmente reestruturados.
Assessoria | Foto: Rodrigo Cardoso/MOPC/Py
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